Literatura

Economistas lançam livro sobre política pública no Brasil

Organizadores trouxeram uma nova geração de economistas que trazem visão atualizada no debate de políticas públicas

Com organização de Felipe Salto, João Villaverde e Laura Karpuska, Reconstrução: o Brasil nos anos 20 chega às livrarias de todo o país. O livro traz 20 capítulos, com 488 páginas, que contam os três males do país: ideologia, ignorância e inércia.

Felipe Salto é o diretor-executivo da Instituição Fiscal Independente (IFI) e um entusiasta das finanças públicas. João Villaverde é jornalista, mestre em administração pública, professor da FGV e escritor, autor de Perigosas Pedaladas, livro sobre o impeachment de Dilma Rousseff. Laura Karpuska, por sua vez, é professora do Insper e organizadora do podcast Economistas, que incentiva mulheres a seguirem carreira em profissões dominadas pelos homens.

Os autores, acima de tudo, se preocuparam em considerar as ações mais assertivas a partir das evidências apresentadas pelos estudos científicos, deixando de lado as simpatias políticas, achismos e pensamentos pessoais para que o conteúdo fique o mais imparcial possível.

Os organizadores afirmam que são da geração da construção, nascidos antes da Constituição de 1988. Portanto, a proposta de reconstrução não diz respeito ao retorno para o Brasil de 2018, pré-Bolsonaro, pois o país já se encontrava em um contexto tóxico e desesperado o suficiente para elegê-lo.

De acordo com estudos apresentados no livro, o PIB brasileiro vem sofrendo uma desaceleração considerável em relação aos demais países emergentes. Entre os anos de 1980 e 2020, o produto interno bruto per capita quase triplicou, alcançando 189% de aumento. Já no Brasil, os números não passaram de 24%. A título de comparação, o ganho nos países avançados foi de 86%, tema de capítulo sobre as propostas para acelerar o crescimento.

Saiba Mais