Festival

Sessões extras para filmes de festival referência em cinema documental

O Festival é Tudo Verdade trará repescagem dos filmes vencedores, de forma gratuita. Atrações tiveram produção nacional e estrangeira

Ricardo Daehn
postado em 11/04/2022 12:12 / atualizado em 11/04/2022 12:12
 (crédito: Victor Juca/ Divulgação)
(crédito: Victor Juca/ Divulgação)

A 27ª edição do festival É Tudo Verdade, uma referência para o mundo dos documentários, a partir de jurados diversificados, entre os quais a historiadora Eloá Chouzal, o cineasta e roteirista Luiz Bolognesi e a diretora estrangeira Megan Mylan, teve os vencedores anunciados, com um adendo importante: será possível conferir, de modo gratuito, os filmes vencedores. Hoje (11/04), na plataforma É Tudo Verdade Play, às 21h, será a exibição de O filme da sacada, do polonês Pawel Lozinki, que tira do anonimato urbano, pessoas entrevistadas, aleatoriamente, pelo diretor que não deixou a sacada de casa para interagir com os personagens.


Também às 21h, mas de amanhã (12/04), será a vez do nacional Quando falta o ar, da dupla de cineastas Anna e Helen Petta. Nele, médicas, enfermeiras e agentes de saúde são retratadas em ação, durante a pandemia, em situações limites. O filme ainda investe na realidade das pessoas que tiveram parentes perdidos para a covid-19.

Vencedores na categoria de curta-metragens, Cantos de um livro sagrado e Como se mede um ano? serão acessíveis, das até o fim do dia 13 de abril. Dirigido por Cesar Gananian e Cassiana der Haroutiounian, o primeiro curta trata da Revolução de Veludo, na Armênia de 2018. Já Como se mede um ano?, do norte-americano Jay Rosenblatt, revela, ano a ano, o desenvolvimento (por 17 anos) da filha única do diretor. Vencedores de menção honrosa, os filmes Cadê Heleny? (Esther Vital) e Ali e suas ovelhas milagrosas (Maythen Ridha), também podrão ser conferidos nas plataformas.



Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação