MODA

Semana Fashion Revolution promove debates sobre moda e meio ambiente

Em Brasília, a programação ocorre nos dias 19, 20 e 22 de abril no IESB campus Sul e conta com palestras e oficina de criação

Débora Oliveira
postado em 18/04/2022 23:16 / atualizado em 18/04/2022 23:16
De acordo com estudo da Fundação Ellen McArthur em 2017, a produção de roupas dobrou nos últimos 15 anos -  (crédito: Divulgação)
De acordo com estudo da Fundação Ellen McArthur em 2017, a produção de roupas dobrou nos últimos 15 anos - (crédito: Divulgação)

Considerado o maior movimento ativista de moda no mundo, a semana Fashion Revolution acontece nos próximos dias 19, 20 e 22 simultaneamente em diversas partes do mundo. O evento tem como objetivo promover uma conscientização coletiva em relação a um sistema de moda mais justo e igualitário para as pessoas e o planeta. Em Brasília, a campanha conta com uma extensa programação de palestras e oficinas que serão realizadas no IESB campus Sul.

Criada após o desabamento do edifício Rana Plaza em Bangladesh, no dia 24 de abril de 2013, a semana Fashion Revolutions é realizada no Brasil desde 2014. O acidente que aconteceu no país asiático causou a morte de 1.134 trabalhadores da confecção de roupas e deixou mais de 2.500 feridos. A indústria da moda é a segunda mais poluente do mundo e, com a tragédia, tenta mudar este panorama ao promover ações que sustentam mudanças de mentalidade e comportamento em consumidores, empresas e profissionais da moda.

De acordo com estudo da Fundação Ellen McArthur em 2017, a produção de roupas dobrou nos últimos 15 anos. Deste conteúdo, 73% dos resíduos têxteis são queimados ou enterrados em aterros sanitários e apenas 1% é usado para fabricar peças de roupas novas. Dos danos ao meio ambiente, podemos considerar ainda a perda de biodiversidade, mudanças climáticas, aumento do efeito estufa, deterioração dos solos, desperdício e o crescimento excessivo do lixo. Por isso, este ano, o movimento tem como tema dinheiro, poder e moda.

“O movimento é global e tem entre seus objetivos conscientizar sobre vários aspectos socioambientais, impulsionar a moda sustentável, valorizar quem faz as nossas roupas e provocar nas marcas a responsabilidade de produzir uma moda consciente. Portanto, trazer essa discussão para dentro do Centro Universitário, que tem o papel de formar cidadãos transformadores do mundo, é fundamental”, destaca a professora Maísa de Oliveira Abranches, coordenadora do curso de Design de Moda do Centro Universitário IESB.

Programação

 

Coberta de retalhos
Coberta de retalhos (foto: Divulgação)

A programação tem início com a palestra de Iara Vidal, representante da Fashion Revolution em Brasília, no dia 19/04, terça-feira, às 11h, na sala de cinema da instituição. A convidada vai compartilhar a importância do movimento, contar como a iniciativa começou, os países participantes e as ações que serão realizadas na capital federal. “Em Brasília, o movimento acontece desde 2016. Aqui, nossa abordagem é muito centrada na política e no estímulo ao debate sobre a importância do papel do governo central para mitigar os impactos negativos da moda e incrementar os impactos positivos. Afinal, somos o centro do poder do nosso país. Mas o Fashion Revolution Brasília também fomenta o mercado de moda local e autoral e atua para a conscientização de práticas sustentáveis e na informação aos consumidores”, explica Iara.

Também está incluso na programação de abertura a transmissão do documentário River blue, que apresenta a poluição dos rios nos países asiáticos causada por milhares de fábricas que produzem artigos de moda para alimentar a indústria do fast fashion. A comunidade poderá conferir on-line, durante transmissão ao vivo no perfil do Instagram da instituição: @iesb_oficial.

Entre as ações abertas ao público, a palestra “Possibilidade mercadológica dos brechós de luxo e o consumo consciente”, que será realizada no dia 20/4, às 19h30 e será conduzida por Gisele Barrozo, fundadora do projeto Retiqueta. No dia 22/04, é hora de colocar a mão na massa com a oficina de bordado em embalagens plásticas. Ministrado por Rafaella de Castro Lacerda, designer e professora no curso de Design de Moda do IESB, o encontro vai discutir a importância da reciclagem e ensinar a fazer paetês com plásticos transparentes. O participante deve levar suas embalagens e tesouras. A oficina será realizada das 14h30 às 16h, sala DA1. Está sujeita a limitação de participantes e será necessário fazer inscrições no link: AQUI

Serviço

  • Fashion Revolution 2022 no IESB
  • Datas e horários:
    19/04, terça-feira, às 11h
  • Local: transmissão ao vivo no perfil do IESB no Instagram @iesb_oficial
    20/4, quarta-feira, às 19h30
    22/4, sexta-feira, das 14h30 às 16h
  • Local: IESB campus Asa Sul (614 Sul)

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação