Cannes

Festival de Cannes amplia participação de diretores e filmes

Uma série extra de filmes foi adicionada ao Festival de Cannes, que terá início em 17 de maio

»Ricardo Daehn
postado em 22/04/2022 12:44 / atualizado em 22/04/2022 12:50
 (crédito: CHRISTOPHE SIMON)
(crédito: CHRISTOPHE SIMON)

Com três novos filmes integrados à 75ª edição do Festival de Cannes, o número de longas na competição passa a ser 21. Sandrine Kiberlain é uma das estrelas que desponta na nova lista, à frente da mais recente produção cômica de Emmanuel Mouret e que trata do romance entre uma mãe e um homem casado. Le Ott Montagne (filme de Charlotte Vandermmersch e Felix Van Groeningen) chega para intensificar a disputa pela Palma de Ouro, ao focar a amizade e a dose de amor entre um pai e um filho que se cristaliza, em meio a passeio nas montanhas. Outro título agregado é Un petit frère (de Léonor Serraile). O longa revela os 30 anos de vivência de uma família instalada nos subúrbio de Paris, e que tem por origem a África.

No lote de fitas na competição, em que despontam diretores como Cristiano Mungiu, James Gray, Arnaud Desplechin e David Cronenberg, o espanhol Albert Serra engrossa o time, com Pacifiction — Tourment sur les îles, que tem o astro Benoît Magimel em cena. Na trama, uma escritora em crise se une a projeto ao lado de um embaixador, mas a política internacional ameaça desmanchar os laços que, pouco a pouco, eles constroem. Fora de competição, foi somado o título O inocente: um filme conduzido pelo também ator Louis Garrel. Na sessão première, um filme de Dominik Moll desponta, tratando do assassinato de uma mulher que, pela vida, perturba incessantemente um investigador.

Don Juan também chega em première, sob direção de Serge Bozon. Tahar Rahim (O profeta) e Virginie Efira (Benedetta) estrelam o filme em que um homem é abandonado no dia do casamento, e passa a ter um comportamento repetitivo com as mulheres. Noutra esfera, das exibições às 24h,  Rebel, da dupla Adil El Arbi e Bilall Fallah, mostra um menino muçulmano transformando uma família. No segmento que compõe a mostra Um Certo Olhar, dedicada à inovação em linguagem de cinema, foram somados filmes de Maha Haj, Maryam Touzani, Lofty Nathan e Emily Atef. Em caráter especial, o chileno Patrício Guzmán trará o mais recente filme, enquanto o português Tiago Guedes revelará, em Restos de vento, detalhes dos 25 anos de distanciamento de uma tradição que segue afetando um grupo de amigos traumatizados por eventos do passado.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação