Jornalismo e fé

Livro fala dos desafios de conciliar a carreira de jornalista e o sacerdócio

Há 40 anos, Rafael Vieira mantém o ofício de jornalista junto às obrigações como padre, trajetória que é contada no livro 'Entre a fé e os fatos'

Correio Braziliense
postado em 26/04/2022 19:22
Rafael Vieira equilibra a vida de padre com o ofício de jornalista há 40 anos -  (crédito: Rodolfo Carvalhaes)
Rafael Vieira equilibra a vida de padre com o ofício de jornalista há 40 anos - (crédito: Rodolfo Carvalhaes)

Nesta quarta-feira (27/4), às 19h, a livraria Travessa no shopping CasaPark, recebe o lançamento do livro Entre a fé e os fatos, de autoria de Rafael Vieira, que já foi repórter, editor, apresentador e editorialista. O detalhe surpreendente é que Vieira vem conciliando, nos últimos 40 anos, a carreira de jornalista com o sacerdócio na Igreja Católica. A obra fala das dificuldades de abraçar as duas funções, as limitações de tratar pautas mais delicadas à Igreja e a autocobrança para produzir reportagens sem amarras religiosas.

Rafael reuniu na publicação histórias vividas por ele desde os anos 1980, quando iniciou na profissão, o que ocorreu quase ao mesmo tempo que sua ordenação. Ao longo da carreira, teve a oportunidade de participar da cobertura de três Copas do Mundo (1994, 1998 e 2010) e entrevistou inúmeros personagens do cenário político e cultural do Brasil. Vieira também trabalhou como redator e locutor na Rádio Vaticano, esteve próximo aos últimos três Papas e recentemente foi assessor de imprensa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a principal entidade católica do país.

Polêmicas, como a censura da Igreja a padres e as recentes crises provocadas por escândalos sexuais envolvendo religiosos, são tratadas na obra, equilibradas com histórias mais pessoais, como a crise nervosa que teve ao telefone com a atriz Fernanda Montenegro. O autor também conta de quando quase foi participante da primeira edição do Big Brother Brasil, em 2002, chegando a ser confinado no hotel e entrevistado pelo produtor Boninho poucos dias antes da estreia do programa.

O prefácio é assinado por Gerson Camarotti, da Globonews, um dos maiores especialistas em coberturas religiosas e o primeiro jornalista brasileiro a fazer uma entrevista exclusiva com o Papa Francisco. “A transparência na abordagem dos temas é uma ajuda preciosa para entender como o clero em geral costuma olhar a imprensa. Para os jornalistas, é pedagógico conhecer a construção da notícia pela ótica das fontes”, escreveu Camarotti.

Atualmente, o padre se divide entre as missas que celebra em Brasília e o trabalho em Goiânia (Goiás) como diretor-geral da TV Pai Eterno, emissora na qual também comanda o programa de entrevistas Parlatório.

Lançamento do livro Entre a fé e os fatos, de Rafael Vieira   

Quando: 27 de abril, às 14h

Onde: livraria Travessa, no shopping CasaPark

Páginas: 160

Preço: R$ 42 (impresso) e R$ 27,90 (e-book)

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação