Saúde

Angélica revela que tinha vergonha da menopausa: 'fiz testes de gravidez'

Apresentadora descobriu menopausa entre 42 e 43 anos, e relembra desespero por conta da falta de informação sobre assunto

João Mello - Especial para o Uai
postado em 24/05/2022 10:41
 (crédito: Reprodução/Instagram)
(crédito: Reprodução/Instagram)

Angélica participou nesta segunda-feira (23/5) do Power Trip Summit, evento realizado pela Marie Clarie, no Rio de Janeiro. A apresentadora participou de uma mesa que discutia a menopausa, um tema importante do universo feminino, que ainda é tratado como tabu. Além de ouvir experiências de outras mulheres, Angélica contou um pouco sobre sua menopausa precoce.

A menopausa é a etapa que marca o fim da fase reprodutiva de uma mulher e é um processo natural, que costuma ocorrer a partir dos 40 anos. Dados do IBGE (2014) apontam que cerca de 29 milhões de mulheres estão entre climatério e menopausa. Isso equivale a 27,5% da população feminina brasileira. Sobre o seu processo de menopausa, Angélica disse que, de início, passou por um processo de confusão e desinformação.

“Quando começaram os sintomas fiquei meio sem entender, é o tal tabu, ninguém falava muito disso. Eu fui levando, fazendo uma reposição mais ou menos e vivendo os sintomas, como calores. Me sentia esquisita. A pele começa a ficar bem diferente, a gente vai se despedindo do colágeno”, disse ela, atualmente com 48 anos.

A respeito da perda de colágeno, a dermatologista Rossana Vasconcelos, integrante da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e professora na Unisa, explicou o processo: "A maior função da nossa pele se chama barreira cutânea e é ela que é tão afetada na menopausa. Temos a perda de 30% de colágeno", contou a especialista

Sobre sua experiência, Angélica completou: “Sofri muito pela falta de informação. Fui aos trancos e barrancos. Mas fui me encontrando e descobri que não precisa ser uma fase tão difícil, pode ser mais fácil. Não busquei cuidar disso porque tinha um pouco de vergonha", pontuou a apresentadora, que descobriu, posteriormente, que sua mãe e a irmã também sofreram com a menopausa precocemente.

Nas redes sociais, Angélica comentou sua participação no evento: “É sempre um barato. Hoje, ver aquela plateia, lotada de mulheres poderosas e empoderadas, falando de diversos temas tão importantes pra gente, foi incrível. Que bacana que é ser mulher”, disse ela nos stories.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação