Luto na música

Morre Andrew Fletcher, membro fundador do Depeche Mode, aos 60 anos

Fletcher tocava baixo e teclado na banda de sucesso nos anos 1980, estabelecida como um dos principais grupos da música alternativa britânica

Correio Braziliense
postado em 26/05/2022 17:38
 (crédito: MIGUEL MEDINA)
(crédito: MIGUEL MEDINA)

Andrew Fletcher, tecladista, baixista e membro fundador da banda de sucesso Depeche Mode, morreu esta quinta-feira (26/5) aos 60 anos. O anúncio foi feito nas contas oficiais das redes sociais do grupo britânico. Até o momento, a causa da morte não foi revelada.

“Nós estamos chocados e cheios de uma imensa tristeza com a recente morte do nosso querido amigo, familiar e colega de banda Andy “Fletch” Fletcher”, escreveu a banda no comunicado oficial. “Fletch tinha um verdadeiro coração de ouro. Ele sempre estava presente quando alguém precisava de apoio, uma conversa animada, uma boa risada ou uma cerveja gelada”, lembra a banda na postagem. Nosso coração está com a família dele e pedimos para que vocês mantenham os pensamentos neles, respeitando a privacidade deles nestes tempos difíceis”, concluíram em nota oficial.

Fundada no final dos anos 1970, a banda Depeche Mode começou como uma reunião de amigos de faculdade apaixonados por música. Iniciada por Andrew Fletcher e Vince Clarke que decidiram tocar juntos por diversão e fundaram o grupo The Plan. Posteriormente ainda adicionaram, o também amigo de escola, Martin Gore e mudaram o nome para Composition of Sound, tendo tocado em eventos universitários importantes na Inglaterra.

Porém em 1980, com a chegada do vocalista David Gahan, a banda mudou de nome para Depeche Mode e construiu um som característico e futurista, com uso forte de sintetizadores, que posteriormente na década se tornaram muito populares.

Vince Clarke saiu da banda em 1981 e foi substituído por Alan Wilder, que ficou até 1995. A partir do final dos anos 1990 a banda seguiu como trio e está em atividade desde então. O último lançamento foi feito em 2022, com uma série de vinil 12 polegadas. As músicas foram disponibilizadas também nas plataformas digitais sob o nome Ultra | the 12”singles e tem outro lançamento marcado para junho com Exciter | the 12”singles. A banda ainda lançou um filme, Depeche Mode 101, sobre uma turnê de 100 shows e um livro, DM AC, nos últimos anos.

O conjunto ficou marcado como um dos principais da música alternativa nos anos 1980 e 1990, com sucessos como Just can’t get enough, Enjoy the silence e Personal Jesus. Eles encabeçaram junto com outras bandas na Inglaterra o movimento do synth-pop, que tem nomes e sucesso como o Soft Cell e o New Order. Eles serviram de inspiração para banda mais experimentais como Nine Inch Nails e Deftones, mas também é referência para músicos mais populares como Coldplay e Pet Shop Boys.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação