Música

Dama do samba

Irlam Rocha Lima
postado em 09/06/2022 00:01
 (crédito: Dan Coleho/Divulgação)
(crédito: Dan Coleho/Divulgação)

Ao completar 82 anos, Áurea Martins, a grande dama da música carioca, mantém-se em plena atividade, fazendo shows e lançando discos. No momento, ela brilha em Senhora das folhas, álbum no qual faz um mergulho no universo sagrado feminino das rezadeiras e benzedeiras.

Lançamento que resulta de parceria entre a Aquarela Carioca, Natura Musical e Biscoito Fno, o LP que saiu no formato físico e está à disposição nas plataformas digitais, traz um repertório de 11 canções, que vai do canto medieval a composições de João Nogueira, Arlindo Cruz, Roque Ferreira e Projota, entre outros. Os arranjos são de Lui Coimbra e a direção artística é de Renata Grecco. Há a participação de músicos do primeiro time da MPB.

"Falar sobre esse trabalho é uma das coisas que mais tem me dado prazer. Mostrar a história da reza e da cura, musicadas, é uma bênção. A aceitação das pessoas, os palcos que temos percorrido, isso tudo é visto por mim como um presente de 82 anos — que completo no próximo dia 13 de junho", afirma a cantora, em tom de celebração.

O ramo (Socorro Lira) abre os trabalhos. Prece do Ó, a segunda faixa é uma adaptação de Dércio Marques para prece recolhida por Cassiano Ricardo. Na sequência Áurea interpreta A rezadeira (originalmente um rap de Projota), Sem folhas não tem orixás (domínio público), Folha miúda/Menino do Samburá (Roque Ferreira), Ponto das caboclas (Camila Costa) e Araruna (Nehiri Asurini e Marlui Miranda).

Prazeirosamente ouve-se também a bela e privilegiada voz da senhora dos tempos em Me curar de mim (Flaira Ferro), Senhora Santana (origem medieval), e nos sambas clássicos Na paz de Deus (Arlindo Cruz,Sombrinha e Beto Sem Braço) e Banho de manjericão (João Nogueira e Paulo César Pinheiro).


Senhora das Folhas

Álbum de Áurea Martins com 11 faixas. Lançamento da Biscoito Fino.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação