literatura brasileira

Autor gaúcho-candango lança primeira parte de coletânea mitopoética

Os textos que compõem o livro são de Salácia, a ninfa nereida, Sileno, o especialista, e Trofônio e os Agamedes

Davi Cruz*
postado em 04/06/2022 06:00
 (crédito: James Fensterseifer/Divulgação)
(crédito: James Fensterseifer/Divulgação)

Hoje, das 17h às 19h30, o dramaturgo James Fensterseifer lança, no Café e Livraria Sebinho,  a primeira parte de uma coletânea mitopoética, Mitos menosprezados (Vol. 1).

Além de escritor, o autor gaúcho-candango é também diretor e dramaturgo da Cia. Brasilienses de teatro, iluminador cênico e animador cultural da cidade desde a década de  1980. Antes, James havia publicado O labirinto sem fio de Dédalo.

James se empenhou em compreender alguns exemplos de mitos greco-romanos a fim de interpretar e dar voz às histórias pouco conhecidas ou como ele prefere chamar "menosprezadas".

Os textos que compõem o livro são de Salácia, a ninfa nereida, Sileno, o especialista, e Trofônio e os Agamedes. Ao pesquisar mais sobre as fábulas, James Fensterseifer percebeu a importância de narrar essas lendas. "Pesquiso histórias e conflitos interessantes, pois, geralmente, é o que nos intriga", afirma James. "O mundo é inesgotável de histórias e de certa forma mal contadas ou mal registradas ", completa o autor.

James ressalta que os mitos são reflexos dos pensamentos dos nossos antepassados, além de expor a natureza dos autores. "Esse conhecimento é muito importante para a gente descobrir o que veio antes da gente e reverberar as coisas importantes, positivas e negativas da história.", pontua o escritor.

Um dos fatores interessantes do livro é que, durante as pesquisas, o autor conversou com especialistas que estudam esses mitos e pôde tratar das questões sociais da época na própria obra. "A sociedade da época era patriarcal e tentava esconder algumas violências e deslizes por meio de mitos. Prestei bastante atenção em não deixar prevalecer uma versão somente masculina dos mitos e tentei trazer narrativas mais plurais na questão de gênero", comenta James

James Fensterseifer alimenta planos e projetos de continuação de Mitos menosprezados. "Já tenho os três textos do volume dois escritos, só não estão formatados", aponta o dramaturgo. "Os leitores já podem esperar a parte dois, os textos do volume um são escritos em um tom levemente de comédia, um estilo de drama mais cômico. Já os textos do volume dois são dramas no estilo mais trágico", finaliza James.

Lançamento do livro - Mitos menosprezados (Vol. 1)

Hoje, a partir das 17h até às 19:30h, na Café e Livraria Sebinho (406 Norte). Preço do livro: R$ 60,00

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação