Saúde

Guta Stresser sobre esclerose múltipla: "Tive muito medo"

A atriz Guta Stresser descobriu a esclerose múltipla depois de esquecimentos de palavras corriqueiras e de uma queda doméstica

Correio Braziliense
postado em 20/06/2022 08:09
 (crédito: Globo/ Fábio Rocha)
(crédito: Globo/ Fábio Rocha)

A atriz Guta Stresser contou à revista Veja o drama que viveu ao ser diagnosticada com esclerose múltipla. A eterna Bebel de A grande família lembrou o início dos sintomas e a confirmação da doença.

Guta ensaiava para o quadro Dança dos famosos quando percebeu que não se lembrava da coreografia assim que aprendia os passos.

"Não entendia o motivo. Sempre tive facilidade para essas coisas. Mas meu quadro foi se agravando. Comecei a esquecer palavras bem básicas, como copo e cadeira. Se ficava duas horas parada assistindo a um filme na TV, logo sentia dores musculares", disse.

A atriz procurou um médico após cair em casa. Depois de exames, veio o diagnóstico da esclerose. "Perdi o chão na mesma hora. Nem sabia direito o que era aquilo, só que afetava o cérebro, e só isso me soou aterrorizante. Tive muito medo. Pela minha cabeça se desenrolava um filme em que eu ficava completamente incapacitada. Passei a ter um pesadelo recorrente: imóvel, sem conseguir falar, tentava avisar meu companheiro", contou.

Para se tratar, Guta toma um remédio e mudou hábitos de vida, como a alimentação, ioga e "todo tipo de exercício para o cérebro — de leitura de livros a palavras cruzadas."

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação