Literatura

Mergulho amazônico

Ândrea Malcher*
postado em 30/06/2022 00:01
 (crédito:  Ze Gabriel Lindoso)
(crédito: Ze Gabriel Lindoso)

Aqui. Neste lugar (Ed. Autêntica)  é ambientado em um Brasil pré-invasão europeia, envolvendo os seres míticos amazônicos e diversos povos e territórios da floresta. "Assim, o povo do Eldorado planeja invadir a Terra sem Males para conseguir o segredo da vida feliz daquele lugar, mas em sua defesa estão as icamiabas, que são as amazonas, e várias criaturas de nosso folclore, ao lado também da própria Terra e suas Águas", explica Silveira.

Este é o oitavo livro da autora goiana, que morou em Brasília.  Em uma trama que envolve guerra, humor, amores e diversão, o leitor encontrará uma reflexão para o Brasil contemporâneo de destruição sem precedentes de povos indígenas e biomas como a Amazônia e o Pantanal. A Livraria da Vila recebe hoje, a partir das 18h, Maria José Silveira para o lançamento de Aqui. Neste lugar, seu mais recente livro.

Segundo Maria José, Aqui. Neste lugar é o mais diferente entre os títulos de seu corpo de trabalho. "Ele nasceu de um momento difícil que eu estava atravessando e a ideia surgiu da necessidade de escrever alguma coisa que me afastasse um pouco da dura realidade. E, de fato, foi bom mergulhar nessa espécie de distopia, com muita liberdade e fantasia que, por momentos, funcionou como um escape."

Como o escritor Nelson Oliveira afirma na orelha do livro: "Trata-se de uma ficção que, em boa hora, nos devolve uma memória preciosa: já houve um tempo e um lugar em que tudo era sagrado."

"Para meu próprio espanto, ao terminar o livro percebi que a história pode bem ser entendida como uma metáfora do Brasil atual, com a luta que está sendo travada hoje entre a insanidade do mal e a certeza de que será possível transformar nosso país em uma terra mais justa e digna", afirma Maria José.

A escrita da autora remete ao modernismo, com forte influência da obra modernista Macunaíma, de Mario de Andrade. Quem já leu reconhecerá, aos que desconhecem estes elementos são dispostos como parte do universo mitológico amazônico, o leitor é apresentado, por exemplo, aos gêmeos Macu e Naíma. "Eu espero que os leitores tenham uma leitura muito prazerosa e levem consigo o sentimento de que a felicidade, o bom e o certo podem voltar a ganhar a luta também nos dias de hoje", finaliza. Maria José ganhou o prêmio revelação Associação Paulista de Críticos Teatrais (APCA) de 2002, pelo livro A mãe da mãe de sua mãe e suas filhas (Ed. Globo). Em 2021, foi finalista dos prêmios Jabuti e Oceanos, por Maria Altamira (Ed. Instante)

*Estagiária sob a supervisão

de Severino Francisco

 

Serviço

Lançamento de Aqui. Neste lugar., hoje, a partir das 18h, no Shopping Iguatemi, Editora Autêntica Contemporânea, R$ 59,80

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação