ESTREIA DE CINEMA

Monstruosos invasores

Em mais uma incursão nos cinemas, a franquia Jurassic World chega ao sexto capítulo, com uma fusão de personagens de diferentes momentos dos últimos quase 30 anos

Depois do rastro de desastre deixado na fictícia ilha Nublar, há quatro anos, no filme com o investimento de produção na casa dos US$ 165 milhões, o diretor (e produtor) Colin Trevorrow reassume o comando da franquia Jurassic World, que, no novo capítulo, ganha o intertítulo de Domínio. Com o último filme de 2018, a franquia chegou à ordem de US$ 5 bilhões em renda, tudo a partir de personagens criados por Michael Crichton.

Agora, acabada a onda de confinamento de pterossauros, t-rex e afins, vista em O mundo dos dinossauros (2015), e é anunciado um mundo em confronto, no qual os imensos bichanos milenares não disputam terreno apenas entre si, mas protagonizam a nova realidade da convivência com seres humanos.

Vários núcleos de personagens sem contato inicial despontam no filme. Considerada a "propriedade intelectual mais valiosa no mundo", a inconformada e jovem Maisie (Isabella Sermon), vive, há anos, clandestina, e traz em si um DNA diferenciado que estimula especulações sobre sua saúde. Maisie vive sob a guarda do aventureiro com ares de cowboy Owen (Chris Pratt) e da pesquisadora Claire (Bryce Dallas Howard).

Movido por debates sobre revolução genética moderna, o novo filme trará o reencontro entre os solitários Alan Grant (Sam Neill) e Ellie (Laura Dern). Ambos servem (ao lado do amalucado matemático interpretado por Jeff Goldblum) ao encontro de gerações de personagens projetados no cinema desde 1993, e que está contemplado na fita. Na trama do filme surge o indício de uma praga de gafanhotos capazes de acoplarem características de seres do período cretáceo — fator, que ameaça criar a escassez de comida no planeta. O veterano Campbell Scott dá vida ao CEO Lewis Dodgson, à frente de empresa que emite sinais (leia-se "choques") para o controle dos dinossauros. Alarmantes dados ambientais mobilizam a curiosa especialista em paleontologia Ellie, convidada para testemunhar a realocação de vida selvagem (leia-se, os dinossauros), num campo perigoso.

Um sequestro de importante personagem e perseguições de dinossauros à moto pilotada por Owen movimentam o enredo. A força da personagem Claire vem como grande atrativo no filme gerado por um roteiro mecânico e por fracos esboços de relações humanas. À espreita, os dinossauros fazem prevalecer a bestialidade.