Teatro

Teatro Dulcina lança edital para artistas e grupos participarem de festival

Segunda edição do Festival Dulcina publica edital para fomentar o retorno pós-pandêmico dos grupos de teatro brasileiros

Pedro Almeida*
postado em 04/07/2022 06:00
 (crédito: Taís Castro)
(crédito: Taís Castro)

O coração de Brasília volta a pulsar arte. O Teatro Dulcina convida, por meio de edital a ser publicado hoje, atores, grupos e espetáculos a dar vida ao palco da segunda edição do Festival Dulcina, previsto para ocorrer em novembro deste ano. As inscrições ficarão abertas até o dia 25 de julho e podem ser realizadas on-line no site www.festivaldulcina.com.br.

Em 4 de fevereiro de 1908, a cidade de Valença, no interior do Rio de Janeiro, recebia um espetáculo. A estrela, Dulcina de Moraes. Ainda no ventre da atriz Conchita de Moraes, a futura dama do teatro decidiu que a subida da mãe ao palco seria a hora oportuna de vir ao mundo. Impedida de atuar e com hospitalidade negada no hotel local, Conchita foi acolhida pela então Condessa de Valença, que a concedeu um casarão abandonado para ser o palco da peça armada pelo vindouro bebê. Em um colchão, rodeada por prestativos moradores, a mãe entrega a criança à luz que, como reza a lenda, chega ovacionada por uma salva de palmas. Nos 88 anos que se seguiriam, o teatro nunca mais seria o mesmo. As palmas, incessantes, prosseguiriam junto.

Com início precoce na arte, Dulcina atuou por grande parte da vida. A atriz, contudo, tinha uma visão holística do teatro que não se prendia somente ao ofício no palco. Em 1955, a Fundação Brasileira de Teatro (FBT) foi fundada no Rio de Janeiro pela artista. Em 1980, Dulcina percebeu que o quadrado no meio do mapa Brasileiro se assemelhava, em seu formato geométrico, a um gigante e inexplorado palco. Aqui, fincou bandeira no centro da cidade com a fundação do Teatro Dulcina de Moraes e a transferência da FBT, que posteriormente se tornaria a Faculdade de Artes Dulcina de Moraes. As cortinas da dama do teatro se fecharam em 1996, quando a artista morreu por complicações de uma diverticulite; o legado, contudo, com todas as glórias e desalentos, segue vivo e se manifesta na segunda edição do Festival Dulcina, marcado para novembro deste ano.

O festival

À frente do festival na posição de diretor geral, Cleber Lopes começou a carreira como aluno na Faculdade Dulcina. Nos idos de 2011, como funcionário da instituição, Lopes começou a desenhar a ideia do que, em 2018, se tornaria a primeira edição do Festival Dulcina: "Quando o Ministério Público tomou a administração da faculdade, eu me tornei presidente do conselho curador e fiquei no cargo de 2017 a 2019. Eu senti que era a hora de fazer o festival e tentei emplacar um projeto de patrocínio privado, que foi bem sucedido". Com o peso da aura de Dulcina pairando sob o festival, a primeira edição, que contou com nove espetáculos, foi exitosa: "Foi surpreendente e emocionante. Todas as pessoas que participaram, ao final do espetáculo, sempre agradeciam a participação e desejavam vida longa ao festival". O novato chegava com ares de veterano. "A gente percebeu que o festival já nasceu com a energia de evento consolidado", completa Cleber.

Inicialmente prevista para 2020, a segunda edição do festival teve de ser cancelada devido à chegada da pandemia de covid. O engavetamento do projeto, a qual Cleber se refere como o desmonte de um sonho, felizmente, chegou ao fim. Previsto para acontecer entre os dias 3 e 13 de novembro, o Festival Dulcina contará com 15 espetáculos, sendo 6 de Brasília e 9 de grupos nacionais. Para contemplar as vagas, um edital de chamamento será publicado hoje. A curadoria, comandada pelo ator e diretor André Amaro e pela atriz Eliana César, priorizará obras que tenham foco na poética corporal da presença física dos atores no palco, que teve ausência tão sentida no isolamento social. Das 15 vagas, uma é dedicada a espetáculos que contenham pessoas com deficiência. Além da celebração do teatro, o festival servirá, também, de vitrine para a Faculdade, que, entre problemas de gestão e desgastes pandêmicos, acabou ferida.

A faculdade

Vítima de uma gestão anterior desastrada, a Faculdade de Artes Dulcina de Moraes estava financeiramente fragilizada quando, à porta da instituição, bateu a pandemia. O inevitável formato de aula remota, que ajudou o mundo da educação a seguir de forma paliativa, encontra ainda mais dificuldade em traduzir uma arte tão física quanto o teatro. Não havia outro jeito. "O que não tem remédio está remediado", desabafa Fernando Guimarães, professor da instituição. Ainda assim, com a evasão de alunos, o educador resolveu ter a visão otimista de ver o palco meio cheio: "Eu acho que conseguimos realizar grandes projetos no formato on-line". Fernando, bem como o corpo docente que leciona na instituição, assume que doses de amor pelo ideal da faculdade são necessárias para seguir em frente. "Eu sinto que eu tenho uma dívida com a faculdade", declara Guimarães.

"Foi a primeira vez que se falou de um teatro tipicamente brasiliense. Muitas pessoas incríveis passaram pela faculdade, que fica em um lugar de fácil acesso para todos. Vários atores nossos estão na televisão", afirma Fernando, quando perguntado sobre a importância do espaço para a capital. Aprendiz de Dulcina de Moraes, o professor recorre às memórias com a dama do teatro para reafirmar a própria missão: "Eu convivi com ela, fiz o curso com ela, foi minha professora. Ela é a maior influência na formação de quem sou hoje como professor. Muito é do aprendizado com ela". Em um exercício de imaginação, o educador projeta o que ela pensaria sobre a atual conjuntura da arte: "Ela [Dulcina] ficaria muito triste com o Brasil. Para ela, não existia nada fora da arte".

A cena teatral brasiliense, bem como a nova safra de atores locais, dão respaldo para que Fernando mantenha o olhar positivo e perseverante: "Temos inúmeros grupos com talentos muito diferentes. Nós temos aqui em Brasília um micro-organismo do que é o Brasil em questão de cultura". Em tom esperançoso, mas que transparece confiança, o arte-educador finaliza: "Se a gente não tiver uma visão otimista, quem vai ter? Eu estou lá há mais de vinte anos. Já tivemos crises antes e sempre a superamos. Não será diferente desta vez".

*Estagiário sob a supervisão de Severino Francisco.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Grupo Pés em cena
    Grupo Pés em cena Foto: Taís Castro
  • Marcela Hollanda no palco do Festival Dulcina
    Marcela Hollanda no palco do Festival Dulcina Foto: Arthur Boas
  • Teatro Oficina no palco do festival
    Teatro Oficina no palco do festival Foto: Arthur Boas
  • Festival Dulcina, 
José Celso, Teatro 
Oficina
    Festival Dulcina, José Celso, Teatro Oficina Foto: Taís Castro
  • Dulcina de Moraes: ela inspira a resistência cultural da instituição que leva seu nome
    Dulcina de Moraes: ela inspira a resistência cultural da instituição que leva seu nome Foto: Gustavo Moreno/CB/D.A Press
  • As novas gerações abraçaram o ideal da faculdade criada por Dulcina de Moraes
    As novas gerações abraçaram o ideal da faculdade criada por Dulcina de Moraes Foto: Arthur Menescal/Esp. CB/D.A Press
  •  14/05/2014. Crédito: Gustavo Moreno/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Acervo de Dulcina Moraes, no Faculdade Dulcina, no Conic.
    14/05/2014. Crédito: Gustavo Moreno/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Acervo de Dulcina Moraes, no Faculdade Dulcina, no Conic. Foto: Gustavo Moreno/CB/D.A Press
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação