Música

Com Brasília no coração

Irlam Rocha Lima
postado em 05/07/2022 00:01
 (crédito:  Célio Maciel/Divulgação)
(crédito: Célio Maciel/Divulgação)

Diferentemente de outros músicos da mesma geração, como Hamilton de Holanda, Gabriel Grossi, Daniel Santiago e Rogério Caetano, que iniciaram a carreira no âmbito do Clube do Choro de Brasília e depois se radicaram no Rio de Janeiro, o bandolinista Léo Benon preferiu manter-se na cidade.

O cavaquinista, além de elaborar projetos, fazer shows e realizar trabalhos em estúdio, investiu no aprimoramento de sua formação musical. Na Universidade de Brasília (UnB) obteve o diploma de arte educador com licenciatura em música. Atualmente, é professor de cavaquinho da Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello.

Autorais

Entre 2008 e 2019, Benon gravou o segundo disco, no estúdio Acervo Origens. Ele foi acompanhado pelo regional que o tem como líder, formado por Dudu 7 Cordas (violão), Vinicius Magalhães e Juçara Dantas (violões), Nelsinho Serra (cavaquinho) e Júnior Viégas (pandeiro). Houve participações especiais de Fernando César (violão 7 cordas), Sérgio Moraes (flauta), Valerinho Xavier (pandeiro), e Cacai Nunes (viola).

Intitulado Choros de roda, o álbum reúne 12 faixas — todas autorais. Embora haja predominância de choros, o CD traz, também, polca, samba-choro, valsa e baião, com títulos como Cordas (que abre o repertório), Sapequinha, Cuspindo maribondo, Latinidad, Notas de saudade e Pique-pega. A apresentação é do cavaquinista, produtor e pesquisador carioca Henrique Cazes.

Benon lançará o Choros de roda em outras cidades. "Com o apoio do programa Conexão Cultural, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, em setembro farei circulação com esse trabalho por Conservatória (RJ), Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas (SP) e Londrina (PR). As apresentações serão em festivais e espaços voltados para a arte", anuncia o cavaquinista.


Choros de roda

Álbum do cavaquinista
Léo Benon com 12 faixas, de produção independente. Lançamento no formato físico
e nas plataformas digitais. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação