Artes visuais

O invisível desvelado

Davi Cruz*
postado em 06/07/2022 00:01
 (crédito: Janet Vollebregt/Divulgação)
(crédito: Janet Vollebregt/Divulgação)

O Museu Nacional da República recebe, a partir de sexta-feira,  a exposição Esférica, primeira de forma individual da artista holandesa Janet Vollebregt no Brasil. A mostra é composta por um conjunto inédito de mais de 30 trabalhos, entre eles estão esculturas, pinturas e também instalações interativas, que convocam o público a refletir sobre autoconhecimento e autocura.

Em entrevista ao Correio, Janet explica o motivo de escolher o Museu Nacional o espaço para apresentar suas instalações. "Isto é uma semente que foi plantada na minha cabeça há muito tempo. Estudei arquitetura na Universidade Técnica de Delft na Holanda e, nessa época, eles mostraram fotos do modernismo brasileiro na sala de aula. Logo me apaixonei pelo trabalho do Niemeyer. Só que nunca imaginei viver no centro do Brasil, no meio desses prédios do Oscar e dessa arte de uma época que gosto muito, é um sonho realizado poder expor aqui", comenta Janet.

O intuito da artista é modificar o espaço expositivo do Museu, em um ambiente transformador e acolhedor, com o objetivo de instigar o público a refletir sobre a cura e as dinâmicas energéticas. Além de posicionar o trabalho arquitetônico modernista de Oscar Niemeyer, em um corpo vivo e mutável, como um vetor de saúde física e emocional. As obras foram selecionadas pela curadoria Kura (de São Paulo) e também ao lado da galeria Index de Brasília. "Estou muito feliz com essas equipes", relata com entusiasmo.

Na fronteira entre arte e arquitetura, a artista holandesa afirma o anseio de comunicar por meio da exposição o invisível usando arte. Segundo ela, tudo contém energia, sejam pessoas ou até mesmo prédios, que pode fluir bem ou até mesmo ser bloqueada. "Qualquer coisa do meu trabalho sendo arquitetura, arte, este componente invisível, mas muito sensível, é o mais importante. Meu trabalho tem que ser visualmente harmonioso, quero que agrade, mas também que as obras tragam energia harmonizadora com elas.", expõe a artista.

A essência por trás das instalações de Janet está em oferecer ferramentas para a harmonização do corpo e do ambiente. "No espelho d'água vou colocar uma escultura ou portal inspirado nas torres do xintoismo japonês, mas é um portal ativado, pois tem um diapasão que pode tocar e receber uma vibração harmonizante no corpo", aponta ela.

Apesar da nacionalidade holandesa, Janet Vollebregt vive uma relação de muito carinho e amor pelo Brasil. Após a chegada ao país em 2006, Janet reside na Chapada dos Veadeiros, onde começou a construir a casa Alto Paraíso, com o desejo de o local virar uma residência artística. Atualmente, Janet está morando na Holanda, porém, a artista não esconde seus sentimentos pelo país. "Estou vivendo nestas duas realidades paralelas, mas eu ainda vou voltar, porque me sinto melhor no Brasil. Eu amo!", encerra Janet


Exposição Esférica

A partir do dia 8 de Julho a 28 de agosto

De terça-feira a domingo das 9h às 18:30h

Local: Museu Nacional da República, próximo à Rodoviária do Plano piloto, Brasília - DF.
Entrada gratuita

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação