Teatro

II Mostra de Dança de Planaltina começa nesta quinta-feira; veja programação

Além dos espetáculos, o evento irá oferecer oficinas profissionalizantes gratuitas

Khalil Santos * Samuel Calado
postado em 13/07/2022 19:42 / atualizado em 13/07/2022 19:51
 (crédito: Divulgação )
(crédito: Divulgação )

Reconhecer, valorizar e potencializar o trabalho dos profissionais de dança do Distrito Federal e entorno. Este é o objetivo da II Mostra de Dança de Planaltina, que começa nesta quinta-feira (14/7) e segue até o domingo (17/7), no Complexo Cultural da cidade (CCP). Nesta edição, o evento irá receber dez espetáculos de dança além de oficinas profissionalizantes em diversos segmentos. A entrada é gratuita.

O diretor e idealizador geral da mostra, Leandro Lira, reforça que além de possibilitar o acesso gratuito aos espetáculos, o evento busca estimular a troca de saberes e a formalização dos artistas do segmento. “A gente percebe que os grupos de dança, de teatro, tem suas formalidades, mas em outras gamas de pesquisa, não tem oportunidade de profissionalização. Tem grupos novos, por exemplo, que fazem seus trabalhos, mas não tem formação específica, como por exemplo, maquiagem e figurino. A nossa intenção é profissionalizar. Queremos também possibilitar na cidade esse processo de aprendizagem. Geralmente as formações acontecem no plano, então é uma oportunidade”, conta.

Transições Cia de Dança e Artes
Transições Cia de Dança e Artes (foto: Divulgação )

A abertura acontece na quinta (14/7), às 20h, no palco do CCP com o espetáculo “Na pegada popular, no coração do Brasil”, da Transições Cia de Dança e Artes, anfitriã da mostra. Em cena 15 bailarinos evidenciam as danças populares, entre elas, frevo, coco, cavalo marinho, baião, xaxado, caboclinho, com coreografias que dialogam com o popular e a dança contemporânea. 

Além das apresentações, artistas renomados da cena cultural do Distrito Federal e entorno irão ministrar aulas para aspirantes que desejam a profissionalização. Entre os grandes nomes estão o diretor de arte Rodrigo Mena Barreto e a criadora da primeira crew do Distrito Federal só de mulheres, FabGirl. São 15 vagas para cada oficina e as inscrições para as atividades seguem até a quinta-feira (14/7) e podem ser feitas através do link na bio do instagram da Transições Companhia de Dança (@transicoescia).

 


Confira a programação completa

14/07 (quinta-feira)
20h - Espetáculo "Na pegada popular, no coração do Brasil" - Transições Cia de Dança e Artes

15/07 (sexta-feira)

14h - Vivência: "Maquiagem artística" com Thaís Ferreira
16h - Vivência: "O figurino como signo no processo criativo", com Thalita Lobo


16/07 (sábado)

OFICINAS
9h - Dança Contemporânea com Rodrigo Mena Barreto
11h - Ritmos com Felipe de Carvalho Dias
14h - Oficina Ballet Clássico para bailarinos em formação - Murilo Campos de Lira
16h - Dança Popular com Leandro Lira
18h - Oficina Breaking'lab - FaBGirl


17/07 (domingo)

20h

PALCO

Quadrilha Junina Si Bobiá a gente Pimba
Empire Dance Crew
Corpo de Baile Noara Beltrami
Flyer Cia de Dança
Cyphers Clan


VIDEODANÇA

Pés - Teatro-Dança com Pessoas com Deficiência
Duo Cia de Dança
Cia nós no Bambu
Mhorgana Moon
Samuel Paniago

 

Serviço
II Mostra de Dança de Planaltina
14 a 17 de julho, no Complexo Cultural de Planaltina
Entrada gratuita

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação