Chapada dos Veadeiros

Encontro de povos indígenas oferece imersão cultural de sete dias em GO

'Aldeia Multiétnica' reúne grupos de diferentes regiões do Brasil na Chapada dos Veadeiros (GO); edição deste ano será de 15 a 22 de julho

Correio Braziliense
postado em 14/07/2022 11:02
 (crédito: Divulgação)
(crédito: Divulgação)

Após dois anos sem edições presenciais, a Aldeia Multiétnica, espaço de encontros criado para troca de conhecimentos sobre a vida com diferentes etnias indígenas, terá a 14ª edição, de 15 a 22 de julho, na Chapada dos Veadeiros (GO). O evento tem como proposta oferecer uma experiência de vivência com grupos de sete povos indígenas de diferentes regiões do Brasil. É a primeira etapa do XXII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, que se estende até 30 de julho

O encontro é uma imersão nas culturas das etnias indígenas, que mantêm e exercem tecnologias sociais, culturais e ambientais desenvolvidas há milhares de anos. Durante uma semana, os participantes convivem com integrantes das etnias diuturnamente. As atividades envolvem celebrações, cantos, rezas, culinária, ritos e pinturas tradicionais. A cada dia, um dos grupos presentes comanda a Aldeia e realiza uma festa tradicional. As celebrações são iniciadas no amanhecer, com ritos tradicionais, e seguem até a troca da liderança, no nascer do dia seguinte.

A Aldeia está localizada em uma área privada de preservação ambiental. Nesta edição do encontro, estarão presentes integrantes dos povos Fulni-ô (PE), Kayapó Mebêngôkré (PA), Xavante (MT), Guarani Mbyá (SP/SC), Kariri Xocó (AL/DF), Krahô (TO) e da região do Alto Xingu (MT). Para a vivência, os inscritos podem optar por duas modalidades: a de camping, em que ficam responsáveis pela acomodação individual, ou a da hospedaria, em quartos duplos compartilhados. Há opções de pacotes que já incluem alimentação.

Para quem não participa da vivência, os ingressos para a visitação diária já estão à venda. A visitação será de 16 a 22 de julho, a R$ 60. Os ingressos podem ser adquiridos pelo Sympla com preços promocionais até 14 de julho - durante o evento, eles serão vendidos presencialmente na portaria ou na loja da Rede Multiétnica em Alto Paraíso de Goiás. A visita inclui a programação do evento das 14h às 18h, e também o acesso às cachoeiras Almécegas I e Almécegas II, que ficam no espaço (pela manhã).

Para a coordenadora de comunicação do projeto, Ana Ferrareze, a vivência na Aldeia traz sensibilidade sobre a riqueza das culturas indígenas. “Aprendemos muito pouco sobre nossos povos originários nas escolas, uma ignorância que reflete o preconceito com esses povos. Todo brasileiro deveria saber pelo menos que existem 305 etnias e 274 línguas indígenas faladas em nosso País. Já seria um bom começo para estarmos preparados para absorver os conhecimentos e compreendermos as demandas dessas comunidades”, afirma.

Já Juliano Basso, fundador e coordenador geral da Aldeia, destaca que, ao longo dos anos, a Aldeia Multiétnica alcançou várias pessoas pela vivência das experiências proporcionadas pelo projeto. Elas incorporaram os saberes e fazeres indígenas em suas vidas, além de terem se tornado atuantes nas causas indígenas, diz Basso. “Nossa intenção com a Aldeia é sensibilizar para a importância do conhecimento dessas tecnologias sociais indígenas, que podem contribuir para a construção de um futuro melhor”, explica o coordenador.

A Aldeia Multiétnica

O projeto não tem fins lucrativos e visa promover a preservação e o acesso aos patrimônios de grupos indígenas e quilombolas, especialmente do Sítio Histórico Kalunga. Desde 2007, serve como ponto de encontro de diferentes povos em território da Chapada dos Veadeiros, região considerada Patrimônio Mundial Natural pela Unesco.

Após dois anos sem encontros por causa da pandemia, agora, para além do encontro anual, a Aldeia tem um circuito de visitação que funciona de terça a domingo, com trilhas no Cerrado, cachoeiras, banho de rio, circuito cultural com exposições de arte em sete casas indígenas, restaurante e hospedagem.

 

  • Encontro de povos indígenas oferece imersão cultural de sete dias em GO Divulgação
  • Encontro de povos indígenas oferece imersão cultural de sete dias em GO Divulgação
  • Encontro de povos indígenas oferece imersão cultural de sete dias em GO Divulgação
  • Encontro de povos indígenas oferece imersão cultural de sete dias em GO Divulgação

A Aldeia Multiétnica é um projeto da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, reconhecida pelo Ministério da Cultura como Pontão da Cultura e premiada nacionalmente em razão de seu trabalho de preservação do patrimônio brasileiro. A Casa, que completa 25 anos em 2022, realiza desde 2001 o projeto Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, do qual se originou a Aldeia Multiétnica.

Agenda XXII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros

De 15 a 22 de julho - Aldeia Multiétnica
Dia 23 de julho - Show Maria Gadú + Owerá (na Aldeia Multiétnica)
Dia 24 de julho - Show Cordel do Fogo Encantado (na Aldeia Multiétnica)
De 25 a 30 de julho - XXII Encontro de Culturas (na Vila de São Jorge)

Para os shows dos dias 23 e 24 de julho, que também acontecem no espaço da Aldeia Multiétnica, os ingressos já estão sendo vendidos pelo Sympla pelo link.

Serviço

14° Edição da Aldeia Multiétnica
Local: Alto Paraíso de Goiás, Chapada dos Veadeiros (GO)
Datas: de 15 a 22 de julho de 2022
Inscrição pelo link
Ingressos para visitação diária pelo link
Contato: aldeia@encontrodeculturas.com.br / (61) 98585-7670 (WhatsApp)

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação