Música

Rita Lee é homenageada no no 23º Grammy Latino, em novembro

A cantora brasileira será a homenageada no 23º Grammy Latino e receberá o prêmio Lifetime Achievement Award pelo conjunto da obra

Maria Eduarda Toledo*
postado em 27/07/2022 00:01 / atualizado em 27/07/2022 10:41
 (crédito:  Guilherme Samora/Divulgação)
(crédito: Guilherme Samora/Divulgação)

Rita Lee será a grande homenageada da 23ª edição do Grammy Latino, que ocorre em 17 de novembro em Las Vegas. A cantora receberá o prêmio Lifetime Achievement Award, que reconhece o conjunto de sua obra e a relevância de sua carreira. A artista estará ao lado de outros brasileiros vencedores do prêmio, como Roberto Carlos, Os Paralamas do Sucesso e Djavan.

O evento, organizado pela Academia Latina da Gravação, reúne músicos e acadêmicos que elegem as melhores produções do ano. A cerimônia celebra a relevância da música latina, cenário no qual o Brasil ocupa lugar de destaque: das 53 categorias, oito são dedicadas à música brasileira. "Para a Academia é uma honra reconhecer o legado de uma artista da magnitude de Rita Lee. Ela personifica uma postura revolucionária para novos movimentos musicais e sociais e para futuras gerações. É uma inspiração para jovens mulheres latinas", ressalta Manuel Abud, CEO da Academia Latina da Gravação.

Nascida em 1947, Rita Lee, conhecida como "Rainha do Rock Brasileiro", gravou 30 álbuns de estúdio, sete álbuns ao vivo e três EPs, que juntos chegam à marca de 55 milhões de discos vendidos. Em 1966, deu início a sua carreira junto dos irmãos Sérgio e Arnaldo Baptista ao formar a banda Os Mutantes, que participou do movimento Tropicália com Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé e Rogério Duprat.

Em 1979, ela consolidou uma parceria musical com o compositor Roberto de Carvalho, que veio a se tornar o seu companheiro de vida. Inspirado no amor do casal, a música Mania de você, do mesmo ano, chegou ao primeiro lugar nas rádios do país e entrou nas paradas europeias, conquistando espaço na Billboard. São frutos dessa junção os hits Vírus do amor, Banho de espuma, Chega mais, Flagra, Saúde, Caso sério, On the rocks e Pega rapaz.

Rita também se aventurou no mundo da literatura e lançou nove livros desde 2016, sendo a sua autobiografia o livro mais vendido daquele ano. Atualmente, aos 74 anos, se recupera de um tumor nos pulmões, diagnosticado em maio de 2021, quando escolheu se manter reclusa, concentrada em seu tratamento.

Recentemente, a artista comentou sobre projetos futuros, que envolvem o lançamento de mais um livro, dessa vez sobre o período que passou na pandemia. Rita também declarou o interesse em gravar um álbum com músicas inéditas escritas em parceria com o marido, Roberto de Carvalho, além de planos para o audiovisual, como filmes e documentários.

*Estagiária sob a supervisão de Severino Francisco

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação