música

Congresso no Museu da República defende a cultura popular do samba

A proposta central do evento é a luta em defesa das escolas de samba, do carnaval e da cultura popular

Irlam Rocha Lima
postado em 28/07/2022 06:00
Selminha Sorriso, porta-bandeira da Beija-Flor, será homenageada -  (crédito: Reprodução/Instagram)
Selminha Sorriso, porta-bandeira da Beija-Flor, será homenageada - (crédito: Reprodução/Instagram)

Brasília sediará no fim de semana o Congresso Especial de Aniversário da Federação Nacional das Escolas de Samba (Fenasamba), com extensa programação, no teatro do Museu Nacional da República, na Esplanada dos Ministérios. A proposta central do evento é a luta em defesa das escolas de samba, do carnaval e da cultura popular.

A Fenasamba, criada há cinco anos, conta atualmente com 83 ligas e entidades carnavalescas espalhadas por 17 unidades da federação, que representa, 820 escolas de samba e blocos carnavalescos."No momento em que se prepara a retomada dos desfiles das escolas de samba em Brasília e em diversas cidades brasileiras em 2023, a realização do Congresso da Fenasamba aqui na capital é de grande importância para o nosso segmento", ressalta Moacyr de Oliveira Filho, ex-presidente da Aruc e secretário geral da entidade.

Nesta sexta-feira(28/7), às 20h30, na abertura da programação, haverá a apresentação da escola de samba Unidos do Vicente Pires; no sábado (30/7), às 19h, da Imperial da Ceilândia. No mesmo dia, às 22h, a Liga Independente das Escolas de Samba Tradicionais de Brasília (Liestra) receberá os participantes do congresso, na Acadêmicos da Asa Norte, no Setor de Clubes Norte.

O ponto alto do evento será o Grande Prêmio do Carnaval Brasileiro, no domingo, às 10h, no Museu da República, com a entrega de diplomas e troféus, em diferentes categorias a cinco personalidades: Bambas do Samba à Tia Surica, presidente de honra da Portela, e Odir Ferreira, locutor oficial do carnaval de Porto Alegre; Mestre da Administração a Alexandre Magno (Nenê), presidente da União das Escolas de Samba Paulistanas (UESP); Social Nota 10 ao projeto Mini Divas de Raquel Nunes, de Porto Alegre; Musa Cidadã à Selminha Sorriso, primeira porta-bandeira e coordenadora do projeto social Sonho do Beija-Flor, da escola de samba Beija-Flor, de Nilópolis (RJ).

No encerramento do congresso, que tem o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, a Unidos do Cruzeiro promoverá uma festa em sua sede, no Cruzeiro Velho, domingo a partir das 13h, com almoço e apresentação do grupo Aruc Samba Show.


Congresso da Fenasamba

De amanhã a domingo no teatro do Museu da República, com acesso livre.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação