Música

Gonzagão revivido

Artista inquieto, o cantor e compositor Daniel Gonzaga ao longo da carreira tem flertado com diferentes estilos e tendências musicais: de ritmos nordestinos ao pop, passando pela MPB tradicional e samba-enredo. Cantor e compositor com sete discos e um DVD lançados, em seu novo projeto ele se debruça sobre a obra de Luiz Gonzaga e de Gonzaguinha — nomes icônicos da cultura popular do país, embora inclua também músicas autorais.

O álbum, intitulado Gonzaga, que reúne 16 faixas, traz cinco composições do avô e parceiros como Zé Dantas, A volta da Asa Branca, Riacho do navio; Hervê Cordovil (Vida de viajante), Luiz Ramalho, Roendo unha, e Nelson Barbalho, A morte do vaqueiro, além de Pé de serra, feita só por Gonzagão. De Gonzaguinha, ele incluiu Da vida, João do amor divino, O que é, em que conta com a participação especial de Paulinho da Viola e do violonista João Rabello, filho do compositor carioca; Espere por mim morena, em que divide a interpretação com Nanan Gonzaga.

Nascimento, que abre o repertório, Xote relativo, #35, #40 foram feitas por Daniel. Ele diz que esse projeto é um apanhado do que estava acontecendo em sua vida, quando começou a realizá-lo, em 2015. "Era, basicamente, o repertório do show que havíamos levado para a estrada. São músicas muito icônicas, porque falar sobre ser um Gonzaga envolve muitas questões para além da música. Então, quando eu junto Pé de serra (Luiz Gonzaga) com A vida de viajante (Hervê Cordovil / Luiz Gonzaga), por exemplo, não estou cantando apenas minha família. Eu estou falando de uma realidade que é a minha realidade enquanto artista, enquanto Gonzaga."

Gonzaga

Álbum de Daniel Gonzaga com 16 faixas e participação de Paulinho da Viola. Disponível nas plataformas digitais.