ARTE

Exposição leva história da construção de Brasília a museu de Lisboa

Com curadoria de Danielle Athayde, a exposição já passou por Paris, Berlim, Moscou, Londres e Roma. Fotografias, esculturas e documentos históricos ajudam a narrar a criação da capital

Correio Braziliense
postado em 06/09/2022 14:12 / atualizado em 06/09/2022 14:12
 (crédito: Alex Fleming/Divulgação)
(crédito: Alex Fleming/Divulgação)

Com esculturas de Maria Martins, Bruno Giorgi e Alfredo Ceschiatti e fotografias de Marcel Gautherot, Peter Scheier, Jean Manzon e Mario Fontenelle, a exposição Brasília — Da utopia à Capital desembarca em Lisboa no próximo dia 15 de setembro e fica em cartaz até 31 de outubro no Museu Nacional dos Coches. Com curadoria de Danielle Athayde, a mostra é uma homenagem a Brasília e faz um passeio pela trajetória de personagens e percursos históricos  com a intenção de refletir sobre as ideias que guiaram a criação da cidade na década de 1960. A exibição faz parte das comemorações do aniversário de 62 anos da capital e do calendário das comemorações do bicentenário da Independência do Brasil.

Com cerca de 300 obras que envolvem documentos, arte, maquetes e esboços do planejamento da cidade realizados por Oscar Niemeyer, além das fotografias e esculturas, o acervo da mostra faz parte de coleções brasileiras públicas e privadas, como o Instituto Moreira Salles, o Arquivo Público do Distrito Federal e a Coleção Brasília.

Brasília — Da utopia à capital esteve em 12 capitais, entre elas Paris, Berlim, Moscou, Londres e, recentemente, Roma. O catálogo da exposição estará disponível para baixar, em inglês e português, na página da artetude.com.br.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação