A exposição Natureza torta celebra os 70 anos do artista plástico Renato Matos. A mostra exibe as obras a partir desta quinta-feira (8/9) e segue até dia 23 de outubro na Praça Central do Espaço Cultural Renato Russo. A exposição é composta por cerca de 100 peças, entre pinturas, desenhos, esculturas, instrumentos musicais e objetos, incluindo obras antigas, recentes e inéditas, algumas criadas durante a pandemia feitas pelo próprio Renato.
O artista convida o público a mergulhar em uma narrativa que explora os contornos de uma cidade, fazendo sempre alusão a Brasília, desde as construções iniciais e aglomeradas dos primeiros moradores até as imagens futuristas e tecnológicas, que se mesclam no tempo.
A exposição comemorativa abrange ainda produção audiovisual com a exibição dos filmes Acaso (2021), de Luis Jungmann Girafa, e Ziriguidum Brasília — A arte e o sonho de Renato Matos (2014), do cineasta André Luiz Oliveira, ambos exibidos em edições do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Será exibido ainda o inédito Ruidismos limítrofes,extraído de making off do filme de André Luiz.
Renato Matos veio de Salvador para Brasília em 1970, quando começou a costurar um diálogo entre a cidade e sua própria produção artística. O artista foi aluno na Escola de Belas Artes de Salvador e apadrinhado por mestres consagrados, como Mário Cravo, Emanuel Araújo e Riolan Coutinho.
A mostra terá visita guiada com monitores habilitados em Libras. As obras audiovisuais que serão exibidas contam com legenda em português e audiodescrição. O projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC).
Serviço
Exposição Natureza Torta — Renato Matos 70 Anos
De quinta-feira (8/9) a 23 de setembro, de terça a domingos, das 10h às 20h, no Espaço Cultural Renato Russo (CRS 508 Bloco A). Entrada gratuita.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.