Disney

'A Pequena Sereia': as reações aos ataques racistas contra trailer da Disney

Halle Bailey, de 22 anos, é a protagonista do filme, que será lançado mundialmente em maio de 2023

BBC
BBC Geral
postado em 15/09/2022 19:30 / atualizado em 15/09/2022 19:30
'A Pequena Sereia': as reações aos ataques racistas contra trailer da Disney.

crédito: GETTY IMAGES -
'A Pequena Sereia': as reações aos ataques racistas contra trailer da Disney. crédito: GETTY IMAGES -

Fãs da Disney reagiram em peso contra os ataques racistas sofridos pela atriz Halle Bailey, que interpreta a personagem Ariel no novo filme live action 'A Pequena Sereia'. O filme reconta com atores a história da animação clássica da Disney, de 1990.

Halle Bailey, de 22 anos, é a protagonista do filme, que será lançado mundialmente em maio de 2023.

Após o lançamento do trailer do filme no YouTube, a seção de comentários ficou cheia de falas agressivas e racistas, mas os fãs da Disney e da atriz responderam imediatamente. Os fãs se movimentaram para suplantar os comentários racistas com memes e piadas, tirando sarro de quem critica o filme por ter uma protagonista negra.

Nomes influentes na industria cinematográfica também saíram em defesa de Halle. A atriz Jodi Benson, que fez a voz de Ariel na animação de 1990 (na versão em inglês), elogiou Halle, chamando-a de "incrível".

"Estou muito orgulhosa de você e de sua performance como Ariel", disse. O produtor Chris Miller, da animação Homem Aranha no Aranhaverso, também se juntou à legião de fãs que combateram os comentários racistas com piadas e sarcasmo.

Mas a melhor reação ao trailer veio das crianças: Halle contou no Twitter que recebeu diversos vídeos mostrando a reação adorável de menininhas negras ao verem uma heroína como elas no filme.

O site Tracklist fez um compilado dessas reações que foi compartilhado milhares de vezes - uma delas pela própria atriz.

Halle diz que a reação das meninas "significa tudo" para ela.

, lançado em 9 de setembro, já teve 16 milhões de visualizações. A versão dublada em português do trailer já foi vista mais de um milhão de vezes.

'Ela é negra como eu!'

Uma menininha em um dos vídeos que viralizaram na rede social TikTok assiste ao trailer e diz, encantada: "Ela é negra como eu!"

"Ela é negra!", diz outra garotinha, empolgada, ao ver Halle no trailer como a sereia Ariel cantando a música "Parte do Seu Mundo", que também está na animação dos anos 1990.

A atriz disse que chorou assistindo às reações. "É tão fofo", comentou em uma postagem no Twitter.

A americana de 22 anos chegou à fama ao lado de sua irmã Chloe quando ambas participaram de uma mentoria dada pela cantora Beyoncé.

Depois que ela foi escalada para o papel de Ariel em 2019, a jovem respondeu a críticas de pessoas que reclamaram que ela não se parecia com a jovem desenhada na animação Disney, que é representada como branca.

"Sinto que esse papel era algo maior do que eu", disse Halle à revista Variety na época. "Sinto que estou sonhando e sou apenas grata, não presto atenção à negatividade."

"Vai ser lindo e estou muito animada por fazer parte disso."

- Este texto foi publicado em https://www.bbc.com/portuguese/geral-62921625


Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Footer BBC