Racismo

Luísa Sonza pede 'audiência amigável', mas não pede desculpas à vítima

Muitas pessoas apontaram que o posicionamento de Luísa não continha um pedido de desculpas à advogada Isabel Macedo, que a acusa de racismo

Izabella Caixeta* - Estado de Minas
postado em 20/09/2022 15:10 / atualizado em 20/09/2022 15:10
Luísa Sonza usa a conta no Twitter para falar sobre processo de racismo movido contra ela pela advogada Isabel Macedo -  (crédito: Instagram/Reprodução)
Luísa Sonza usa a conta no Twitter para falar sobre processo de racismo movido contra ela pela advogada Isabel Macedo - (crédito: Instagram/Reprodução)

A cantora Luísa Sonza usou sua conta no Twitter, nesta segunda-feira (19/9), para se pronunciar sobre o caso de racismo que está sendo processada pela advogada Isabel Macedo. Na nota, ela afirma que não está respondendo por processo criminal, e sim por danos morais.

“Me dei conta de que todos, até mesmo pessoas como eu, que se reconhecem como aliadas a questões sociais, precisam sempre estudar mais e buscar por mais conhecimento e ainda mais empatia. Estou lidando com essa situação como uma oportunidade para tentar ser melhor, como sempre tentei fazer todas as vezes que alguma coisa aconteceu comigo, publicamente ou não”, escreveu Luísa.

A cantora segue a nota afirmando que solicitará uma audiência especial para resolver amigavelmente o processo, acatando o valor pedido pela autora. Disse ainda que não tem medo de colocar os seus privilégios à disposição para chamar atenção para questões sociais e tentar diminuir qualquer tipo de discriminação.

Reações nas redes sociais

Depois da postagem da cantora, muitos fãs se manifestaram com mensagens de apoio e felizes por Luísa ter aprendido com seus erros. Entretanto, muitas pessoas apontaram o fato de o posicionamento divulgado no Twitter não conter um pedido de desculpas de Luísa para Isabel.

Entenda o caso

A advogada Isabel Macedo entrou com uma ação em 2018 contra a cantora Luísa Sonza acusando-a de ato racista. O fato ocorreu em setembro de 2018, em uma pousada em Fernando de Noronha onde Isabel passava seu aniversário e Luísa estaria fazendo uma apresentação. Segundo Isabel, ela teria se posicionado perto da cantora para ver uma apresentação e Luísa se virou e pediu que a advogada pegasse um copo de água para ela.

Ao ser questionada sobre o porquê do pedido para ela, Luísa teria respondido "você não trabalha aqui?", o que indignou Isabel. A cantora ainda tentou se defender respondendo: "Não é isso que você está pensando".

O caso veio à tona pela primeira vez em 2020 e na ocasião Luísa fez uma postagem no Twitter afirmando que a acusação era uma mentira. “Gente, tudo isso é mentira! Não acreditem nisso! Eu jamais teria esse tipo de atitude. Vocês me conhecem bem, sabem qual é meu caráter, minha índole. Eu jamais ofenderia outra pessoa por conta da cor de sua pele. Jamais! Essa acusação é absurda. Minha equipe já está tomando todas as providências jurídicas quanto ao caso", escreveu em 2020.

O caso voltou à mídia, na semana passada, quando ocorreria uma audiência entre Isabel e Luísa, marcada para a última quarta-feira (14/09), mas teve que ser remarcada pois o link da sessão havia vazado. Desde então, fãs cobravam um posicionamento da cantora.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação