Cinema

Sesc de Taguatinga apresenta Mostra Udigrudi de animação nesta quinta

Tradicional mostra de animação, criada há duas décadas na capital mineira, chega ao Sesc de Taguatinga

Correio Braziliense
postado em 20/09/2022 16:20 / atualizado em 20/09/2022 16:21
 (crédito: Divulgação/Múmia)
(crédito: Divulgação/Múmia)

Entre os dias quinta-feira (22/9) e domingo (25/9), a Mostra Udigrudi Mundial de Animação – MUMIA – Especial 20 anos chega ao Distrito Federal e ocupa o telão da teatro Paulo Autran, do Sesc Edusesc Taguatinga Norte, com uma retrospectiva de duas décadas com o melhor da animação brasileira e internacional. Serão exibidos 46 curta-metragens divididos em programas para o público adulto e infantil. Toda a programação é gratuita.

Criador da MUMIA, o diretor de animação Sávio Leite comenta que a seleção de filmes foi composta por curtas oriundos de 14 países, exibidos nas quatro últimas edições da mostra e que fossem inéditos nas telas do DF — passando pela delicadeza de Mi otro hijo, do argentino do Gustavo Alonso, que reflete sobre sua relação com um filho portador da Síndrome de Down — até chegar na questão da violência urbana em 8 Bullets e Riot, ambos do francês Frank Ternier.

Também durante a mostra será lançado o livro A forma realizada — O cinema de animação, de autoria de Dean Luís Reyes, e traduzido por Sávio Leite, que analisa em seus capítulos temas como os pioneiros da animação no século 20, a animação japonesa (partindo dos expoentes Osamu Tezuka e Hayao Miyazaki), a produção do realizador cubano Juan Padrón, a animação russa O conto dos contos, de Yuri Norstein, o trabalhos dos irmãos americanos Stephen e Timothy Quay, além de outras personalidades importantes no cinema de animação do leste europeu, como Jan Lenica, Wladyslaw Starewicz e Jan Svankmajer.

A mostra traz também um capítulo especial sobre o cinema digital e as novas formas de produção, partindo do filme Tango, de Zbigniew Rybczynski, até os longas feitos em computação gráfica. O livro explora ainda várias facetas do cinema contemporâneo, passando por Steven Spielberg, James Cameron, John Lasseter, assim como autores de cinema que utilizaram recursos da animação em suas obras, como Chris Marker e Peter Greenaway, até figuras do underground, caso de Ryan Larkin.


PROGRAMAÇÃO

22 de setembro
10h e 14h: Mostra Infantil
19h: Programa 1

23 de setembro
10h e 14h: Mostra Infantil
19h: Programa 2

24 de setembro
10h e 14h: Mostra Infantil
19h: Programa 3 e Programa 4

25 de setembro
10h e 14h: Mostra Infantil
16h: lançamento do livro A forma realizada – O cinema de animação, de autoria de Dean Luís Reyes, com a presença do tradutor Sávio Leite
19h: Programa 5

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação