Artes cênicas

Com críticas à atualidade, Viagem ao futuro tem temporada no Sesc Garagem

Peça com direção de Andrè Garcia de Carvalho Marques traz críticas à política de saúde e ao discurso de ódio

Lara Souza*
postado em 30/09/2022 06:00
 (crédito:  Leudo Lima/Divulgacao)
(crédito: Leudo Lima/Divulgacao)

Terra, espetáculo teatral do grupo Domo de teatro e artes integradas, é a atração do Teatro do Sesc Garagem, com direção de André Garcia de Carvalho Marques, autor do texto da peça.

O Grupo Domo é uma companhia teatral de Brasília fundada em 1994, por André Garcia de Carvalho Marques, que se juntou a  atores e bailarinos.  As peças do grupo são  reflexivas e giram em torno das relações humanas, de nossas crenças e da maneira como encaramos nossa cultura, nossa sociedade e civilização.

Terra é a oitava peça autoral do grupo, que traz críticas à atualidade, como os a política de saúde da pandemia e os discursos de ódio. A peça propõe uma viagem ao nosso planeta daqui a seis séculos, após a Terceira Guerra Mundial. Nesse futuro, toda a humanidade é controlada por um governo central autoritário, que usa a distribuição de oxigênio para manter o  poder. Mais do que uma ficção científica, o espetáculo é uma "fricção" científica, que pelo atrito entre esse futuro imaginado e nossa atualidade, traça paralelos entre os conflitos vividos por essa sociedade distópica e os desafios que ainda precisamos enfrentar enquanto humanidade.

É um olhar para um futuro não só em volta do que está ocorrendo no mundo, mas para dentro de si. "É o ser humano em busca da descoberta de si mesmo em busca da ampliação dos saberes pelo sentir em busca da ampliação da sua própria consciência sobre o mundo em que vive. É refletir um pouco sobre quem sou eu? O que estou fazendo aqui, por que estou fazendo o que faço?", explica André Garcia, o diretor da peça.

*Estagiária sob a supervisão de José Carlos Vieira

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação