Marilyn Monroe

Cinebiografia 'Blonde', da Netflix, tem classificação para maiores de 18

Ana de Armas estrela produção no papel de Marilyn Monroe. Classificação indicativa se deve às representações de violência sexual

Observatorio do Cinema
postado em 30/09/2022 17:35 / atualizado em 30/09/2022 17:36
 (crédito:  2022 © Netflix)
(crédito: 2022 © Netflix)

Blonde tem dado o que falar na Netflix e já está entre os mais assistidos da plataforma de streaming nos últimos dias. Mas, afinal do que trata esse filme classificado para maiores de 18 anos? 

“Baseado no best-seller de Joyce Carol Oates, Blonde reimagina a vida de um dos maiores ícones de Hollywood, Marilyn Monroe. Da infância volátil como Norma Jeane até a fama e os relacionamentos, Blonde mistura realidade e ficção, explorando a divisão cada vez maior entre o lado público e o lado privado da atriz”, diz a sinopse oficial.

Atualmente, o longa-metragem está em segundo lugar dentre os 10 mais assistidos da Netflix. Blonde está atrás apenas de Lou, que também tem conquistado os assinantes do serviço.

Ao lado de Ana de Armas como Marilyn Monroe (nascida Norma Jeane Mortenson), o elenco de estrelas do filme assume versões sem nome de outras figuras famosas de Hollywood que os fãs de Monroe devem ser capazes de perceber quem são.

Adrien Brody e Bobby Cannavale interpretam os dois maridos de Monroe, o dramaturgo e o ex-atleta, e Julianne Nicholson interpreta a mãe de Norma Jeane, Gladys. O filme também apresenta Sara Paxton, Xavier Samuel e Evan Williams.


Classificação indicativa polêmica


Blonde é o primeiro filme da Netflix a receber a classificação NC-17, que é bastante restrita nos EUA. Basicamente significa que ninguém abaixo de 17 anos pode assistir o filme. No Brasil, o filme é para maiores de 18 anos.

Isso é resultado de suas representações gráficas de violência sexual. Mas não quer dizer que o filme seja de teor pornográfico, ou algo assim. De fato, ele é mais leve nesse sentido que obras como 365 Dias (e suas continuações).

Além disso, Blonde causa polêmica por retratar Marilyn Monroe de maneira bem diferente, sem se importar com uma reconstrução factual da trajetória do ícone. Joyce Carol Oates, a autora do livro que inspira o longa, nunca teve a intenção de produzir uma simples biografia de Marilyn Monroe. Na verdade, a escritora selecionou partes reais da vida da estrela e as vinculou a uma trama expansiva e alegórica, marcada por uma grande “intuição lírica”.

Blonde já está disponível na Netflix.

O post A polêmica cinebiografia para maiores que todo mundo está vendo na Netflix foi publicado primeiro em Observatório do Cinema.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.