Dia da Vodka

Dia da Vodca: mixologista ensina receitas de drinques para fazer em casa

Um dos destilados mais populares no Brasil, a bebida tem diversas curiosidades que vão desde a origem ao processo de fabricação

Débora Oliveira
postado em 04/10/2022 04:00 / atualizado em 04/10/2022 06:25
 (crédito: Reprodução SS Gastrobar)
(crédito: Reprodução SS Gastrobar)

Para os amantes de um bom drinque, o dia 4 de outubro tem um gostinho especial, de vodca! A data comemora o dia de um dos destilados mais populares do Brasil e no mundo. A vodca é uma bebida incolor com teor alcoólico de 35 e 60%, obtida da destilação de cereais, tubérculos e até frutas. Nacional da Rússia, surgiu em meados de 1865 e muitas vezes leva a injusta fama de ser a responsável pela amnésia, ressaca e outros males que acompanham os excessos de uma noitada com bebida além da conta.

Tudo começou na Rússia, quando o renomado cientista Dmitri Ivanovich Mendeleev decidiu misturar álcool e água em diferentes proporções durante um ano. Depois de várias experiências, ele encontrou aquilo que seria o ideal: 40% de álcool e 60% de água. A palavra "vodca" é um diminutivo de água em diversas línguas eslavas. No processo de fabricação, a vodca deve ser destilada a temperaturas bem elevadas e, em seguida, submetida a filtragens químicas para neutralizar seus aromas, além de ter água adicionada à produção.


De acordo com uma pesquisa feita pela Euromonitor International, o Brasil está entre os 10 maiores mercados consumidores de vodca no mundo. Uma vodka boa sempre será a mais incolor e inodora possível, o mixologista e proprietário do SS Gastrobar, Gustavo Guedes, desmistifica a ideia de que a melhor vodca é sempre aquela mais cara. 

“A verdade é que, assim como qualquer bebida, basta pensar na qualidade da vodca que consumimos, mas nem sempre pagar mais traz certeza de um produto melhor. A minha recomendação é sempre Ketel One, uma das melhores vodcas do mundo e, curiosamente, mais acessível no Brasil”, pontua o especialista.

Na coquetelaria a bebida é bastante utilizada em drinks, como por exemplo, no moscow mule, bloody mary, caipirosca e uma infinidade de martinis que vão dos mais secos, passando por cítricos adocicados e terminando no favorito do mixologista: o espresso martini. Para aproveitar o Dia da Vodca, o especialista separou três receitas simples de serem reproduzidas em casa com esse destilado neutro que abre um mundo de possibilidades na hora de fazer bons drinks. Confira as dicas!

Receitas

Vodca Martini & Tonic

Vodka Martini &Tonic
Vodka Martini &Tonic (foto: Material cedido ao Correio)


Vodca, Dry Vermute e Azeitonas Verdes
- 50ml vodca
- 15ml vermute seco
- 10ml salmoura de azeitona (o caldinho)
- Água Tônica Schweppes Zero


Em um copo alto (highball), adicione os ingredientes (vodca, vermute seco e o caldinho da azeitona) e mexa.
Complete com tônica e decore com 3 azeitonas verdes sem caroço em um palito de coquetel.
Por ser seco e refrescante, pe como uma versão classuda da vodca martini, perfeito como aperitivo ou até um drink para se consumir em dias quentes!

Moscow Mule Clássico

Moscow Mule Clássico
Moscow Mule Clássico (foto: Reprodução SS Gastrobar)

Vodca, Limão Taiti, Xarope Simples e Ginger Ale
- 50ml vodca
- 15ml xarope Simples
- 15ml sumo de limão
- Ginger Ale (refrigerante de gengibre)


Direto em um copo baixo ou na charmosa canequinha de cobre, adicione todos os ingredientes com bastante gelo e mexa rapidamente. Complete com ginger ale.
Pode ser adicionado uma pitada de flor de sal e decorar com um gomo de limão taiti ou siciliano e uma folha de hortelã.
Um dos queridinhos de quem curte bons drinks, o moscow mule clássico leva ginger ale ao invés da espuma de gengibre! A versão original se harmoniza com sushi, ceviche e pratos leves de carne branca.

Gueda Smash


Vodca, Morango, Limão Siciliano, Pepino, Xarope de Elderflower e Espumante
- 50ml vodca
- 15ml xarope de elderflower (flor de sabugueiro)
- 15ml sumo de limão siciliano
- 2 morangos grandes ou 3 morangos médios.
- pedaço pequeno de pepino
- Espumante Brut


Adicionar o morango e o pepino em uma coqueteleira e amassar. Adicionar vodka, xarope e sumo de limão siciliano.
Adicionar gelo e bater. Servir coado em um copo alto e completar com gelo.
Adicionar espumante brut e servir com um canudo. Adicione um macinho de hortelã ao lado do canudo como decoração.
Drink com camada de sabores que vão do frutado ao floral. O xarope é comprado pronto, facilmente encontrado em lojas que vendem bebida. O Gueda Smash é um pouco mais complexo, mas o sabor recompensa o esforço. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Moscow Mule Clássico
    Moscow Mule Clássico Foto: Reprodução SS Gastrobar
  • Vodka Martini & Tonic
    Vodka Martini & Tonic Foto: Material cedido ao Correio
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação