LUTO

Mulher que inspirou "Viva - A Vida É uma Festa" morre aos 109 anos

Dona María Caballero faleceu em sua cidade natal de Santa Fe de la Laguna, famosa pela celebração tradicional do Dia dos Mortos

Agência France-Presse
postado em 17/10/2022 09:02 / atualizado em 17/10/2022 09:03
 (crédito:  Divulgação)
(crédito: Divulgação)

México, México- A mulher que inspirou a personagem Mamá Coco (a abuelita) do filme "Viva - A Vida É uma Festa" no celebrado filme "Coco", produzido pelos estúdios Pixar e vencedor do Oscar de melhor animação em 2017, faleceu no domingo, informaram as autoridades mexicanas.

"Lamento profundamente o falecimento de Dona María Salud Ramírez Caballero, 'Mamá Coco', mulher incansável e exemplo de vida, que foi a inspiração para este amado personagem que deu a volta ao mundo", afirmou Roberto Monroy, secretário de Turismo de Michoacán (oeste), estado natal da mexicana.

De acordo com a imprensa local, Dona María completou 109 anos em setembro e faleceu em sua cidade natal de Santa Fe de la Laguna, famosa pela celebração tradicional do Dia dos Mortos.

Aós o sucesso do filme, que retrata a festividade mexicana, a idosa virou uma celebridade e vários turistas pediam fotos com Dona María.

"Viva - A Vida É uma Festa" relata a história de um menino que embarca em uma viagem fantástica no mundo dos mortos para conhecer seus ancestrais, em particular o tataravô, pai de Mamá Coco.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação