Dança

Espetáculo 'Na pegada popular do coração do Brasil' chega à Samambaia

A peça utiliza as linguagens de dança contemporânea e popular para falar sobre a importância da cultura nordestina na construção da identidade do país

Samuel Calado
postado em 20/10/2022 18:20 / atualizado em 21/10/2022 11:13
 (crédito: Divulgação )
(crédito: Divulgação )

Fortalecer, perpetuar e divulgar a importância da cultura nordestina na formação da identidade do Distrito Federal. É com este objetivo que a companhia de dança Transições apresenta mais uma edição do espetáculo Na pegada popular no coração do Brasil, nesta sexta-feira (21/10), no Complexo Cultural de Samambaia. O espetáculo foi contemplado com recursos do Fundo de apoio à Cultura do Distrito Federal.

Através da linguagem popular e contemporânea, a peça faz um mergulho nos sentimentos, inquietudes e fusões culturais presentes na história da região administrativa de Planaltina. Desde a passagem dos retirantes até a rotina corriqueira do povo sonhador (representado por uma personagem) que ocupa espaços físicos da cidade que deu origem à capital do Brasil. Em cena, 12 bailarinos executam coreografias que transitam entre o Frevo, Coco, Cavalo Marinho, Baião, Xaxado e Caboclinho.

Cia Transições
Cia Transições (foto: Divulgação )

 “A sensação é de pertencimento. A cultura nordestina é forte e está presente não apenas nos quatro cantos do Distrito Federal, mas em qualquer região do país. O que a Transições traz em suas raízes enquanto coletivo e resistência cultural é justamente esse pertencimento que a nossa raiz nordestina permeia e sobressai em todos os cantos do Brasil”, conta o bailarino, intérprete, criador, diretor, coreógrafo e produtor da cia, Lehandro Lira.

Serviço

Espetáculo Na pegada popular do coração do Brasil, da Cia Transições

Sexta-feira, com sessão às 15h para estudantes da rede pública e 20h para público geral, no Complexo Cultural de Samambaia - QS 301, Samambaia Sul. Entrada gratuita

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação