Qatar Airways

Senacon dá prazo a Qatar Airways para esclarecimento por possível discriminação

"Dentre outras informações, a Senacon pede esclarecimentos sobre quais são as medidas operacionais que foram ou estão sendo adotadas para eliminar situações como essa", conclui a nota

Agência Estado
postado em 29/11/2022 16:07 / atualizado em 29/11/2022 16:07
 (crédito:  KARIM JAAFAR/AFP)
(crédito: KARIM JAAFAR/AFP)

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), parte do Ministério da Justiça e Segurança Pública, anunciou nesta terça-feira (29/11), por meio de uma nota divulgada em seu site, que a Qatar Airways terá 10 dias para se explicar quanto a sua possível conduta discriminatória contra pessoas obesas.

A nota da Senacon informa que o órgão está investigando se de fato houve discriminação no episódio da terça-feira passada (22/11), na qual a Qatar havia impedido uma cliente de embarcar em um voo no Líbano, por ser "demasiadamente gorda", segundo relatos nas redes sociais da passageira e reportagens publicadas em diversos veículos.

"Dentre outras informações, a Senacon pede esclarecimentos sobre quais são as medidas operacionais que foram ou estão sendo adotadas para eliminar situações como essa, além da política praticada pela empresa direcionada a passageiros obesos", conclui a nota.

Relembre o caso

A modelo e plus size e influenciadora digital Juliana Nehme tentava embarcar em uma viagem de volta do Líbano, país onde a mãe nasceu e que sonhava conhecer. Por cinco anos, ela economizou para conseguir arcar com os custos da viagem, mas, ao tentar voltar ao Brasil, foi impedida, segundo ela, por ser gorda. O relato foi compartilhado por ela por meio de stories do Instagram.

Segundo a modelo, a companhia aérea Qatar Airways, por onde comprou o voo de volta, queria obrigá-la a comprar uma passagem na classe executiva.

A influenciadora ainda alegou ter sido ameaçada e empurrada por uma funcionária ao tentar registrar a situação.

Após duas horas tentando negociar com a companhia, a irmã e o sobrinho conseguiram embarcar, mas ela e a mãe continuam no país. "Fui extremamente humilhada na frente de todas as pessoas que estavam no aeroporto. Tudo isso porque sou gorda", escreveu.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Guia da Copa

Baixe o Guia da Copa preparado pelo Correio Braziliense. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.