O coronel Tertúlio (José de Abreu) acordou e vai se revelando, aos poucos, para os personagens de Mar do sertão. No início da semana, Tertulinho (Ricardo Góes) e Cirino (Théo Matos) descobrem, separadamente, o segredo.
Mas o grande momento é quando o coronel desperta para a esposa, Deodora (Débora Bloch), e a confronta especialmente sobre o relacionamento com Pajeú (Caio Blat). Revoltado, Tertúlio a tranca no quarto, para desespero de Tertulinho, que não concorda com as atitudes do pai.
Leia o resumo dos capítulos de Mar do sertão
(Fonte: TV Globo)
SEGUNDA
O Coronel pede que Tertulinho mantenha segredo sobre seu despertar. Candoca desconfia de que Ismênia saiba algo sobre o estado do Coronel. Márcio afirma não compreender sua paixão repentina por Cira. José vê quando Candoca passa de carro ao lado de Tertulinho. Deodora pede ajuda a Catão para agir contra Candoca. José garante a Tereza e Timbó que lutará pelas terras que foram de Daomé. Quintilha recontrata Xaviera. O Coronel percebe que furtaram seu celular. Tertulinho flagra Deodora na casa de Pajeú.
TERÇA
Tertulinho confronta Pajeú, mas Deodora consegue escapar do flagra. Xaviera coleta documentos importantes de Márcio sem que Cira perceba. Mirinho descobre que o celular do Coronel está com Sabá. José e Candoca agradecem Xaviera por revelar o caráter de Márcio. Xaviera alerta Cira sobre uma possível esposa de Márcio. José questiona Laura sobre o motivo de sua traição. Jessilaine afirma a Sabá e Nivalda que devolverá o celular ao Coronel Tertúlio. Cirino surpreende Deodora em sua casa. José procura Márcio.
QUARTA
José agride Márcio, e Candoca impede o pior. Xaviera ameaça Laura. Márcio convoca Floro Borromeu e tenta acusar José de tentativa de assassinato. Manduca se assusta com a raiva de José. Cirino se oferece para levar Deodora até a fazenda, e os dois reencontram Pajeú e Tertulinho. Márcio desperta de seu transe e não entende a presença de Cira em seu quarto. Ismênia percebe que Cirino está com febre, e Tertulinho cuida do menino. Tertulinho questiona Deodora sobre como voltou para casa com Cirino.
QUINTA
Tertulinho deduz que Deodora se envolveu com Pajeú. Cirino vê o Coronel acordado, mas os dois fazem um acordo de segredo. Tertulinho impede que Deodora se aproxime de Pajeú. Candoca desconfia do comportamento de José. Acompanhado por Maruan, José resgata seus objetos na casa agora ocupada por Laura. Márcio provoca Candoca ao pedir que a médica faça um laudo registrando a agressão de José, mas ela se recusa. Joel percebe a armação de uma barraca nas terras de Daomé e alerta Tertulinho. Tomás pede Rosinha em noivado para Timbó e Tereza. Tertulinho exige que José deixe as terras de Daomé.
SEXTA
Tertulinho ordena que os jagunços atirem contra Jose, e Joel perde seu emprego ao se recusar ameaçar o amigo. José e Joel se unem. Firmino fica desconcertado na presença de Lorena. Tertulinho questiona Deodora sobre Pajeú. Candoca desconfia dos sentimentos de Pajeú por Deodora. O Coronel desperta para Deodora e confronta a esposa. Tomás acaba deixando escapar para Rosinha sobre a ajuda financeira de Maruan. Firmino liberta Vespertino da prisão. Coronel tranca Deodora em seu quarto. Pajeú afirma a José que trabalha para Deodora, e José convoca Joel para uma guerra.
SÁBADO
Joel afirma estar ao lado de José. Tertulinho exige que o Coronel liberte Deodora de seu quarto. Rosinha se sente traída por Tomás e pede que o rapaz devolva todo o dinheiro doado por Maruan. Manduca fica chateado com a briga dos adultos da família, e Candoca conforta o filho. Dagmar incentiva Lorena a acreditar mais em si mesma. Cira sugere que Anita visite Notória Alva. Joel se hospeda na pousada de Quintilha. Tertulinho arma com Mirinho para incriminar José para Candoca.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.