Cultura

Oi futuro anuncia novo comitê e ações de reposicionamento da marca

O grupo ficará a cargo de decisões sobre novos projetos a serem apoiados e da mudança de marca do Centro Cultural de Arte, Ciência e Tecnologia a partir de 2023

Carlos Silva*
postado em 07/12/2022 17:29 / atualizado em 07/12/2022 17:30
Um dos primeiros passos a serem tomados no redirecionamento de marca do centro cultural, que a partir de março do ano que vem -  (crédito: Carlos Silva*/CB/D.A.Press)
Um dos primeiros passos a serem tomados no redirecionamento de marca do centro cultural, que a partir de março do ano que vem - (crédito: Carlos Silva*/CB/D.A.Press)

Inclusão, acessibilidade e inovação resumem o novo plano estratégico do instituto Oi Futuro. Para execução deste plano, foi anunciado, na terça-feira (6/12), um comitê estratégico composto por Sara Crosman, presidente do instituto, o economista Fábio Szwarcwald e o especialista em tecnologia Felipe Furtado. Dentre outras atribuições, o grupo ficará a cargo da mudança de marca do Centro Cultural de Arte, Ciência e Tecnologia a partir de 2023.

Com reuniões mensais para decidir sobre novos projetos e redirecionamentos nos projetos do centro cultural, o comitê ainda pode ser expandido, visto que ainda está em formação inicial. "Esse planejamento estratégico é um ponto de partida, pois sabemos que o mundo está girando numa velocidade que, muitas vezes, nem sequer conseguimos acompanhar. Então, à medida que vivenciarmos o que estava previsto no planejamento inicial adicionaremos mais camadas ao que estava idealizado no início", explica Sara Crosman.

Um dos primeiros passos a serem tomados é o redirecionamento de marca do centro cultural, que a partir de março do ano que vem muda de nome – a ser anunciado posteriormente. Essa nova fase do instituto também se dá no fomento a novos projetos, feito pela abertura de dois editais em 2023. O primeiro semestre do ano será para a escolha de projetos nacionais nos estados com lei operacional de incentivo à produção artística.

O segundo semestre será para escolha de projetos que serão exibidos na programação do centro cultural, seja no espaço físico do local ou em exibições. "Nossa nova marca tem a ideia de que o centro cultural não pode estar somente em um prédio no bairro do Flamengo (RJ). A construção que queremos fazer é para que cada vez mais tenhamos também experiências digitais que possam chegar a todos os brasileiros", explica Carla Uller, gerente executiva do instituto Oi Futuro.

Educação, tecnologia e arte

 

Outro ponto de foco da nova fase do reposicionamento de marca do Centro Cultural se dá na associação entre arte, tecnologia e educação
Outro ponto de foco da nova fase do reposicionamento de marca do Centro Cultural se dá na associação entre arte, tecnologia e educação (foto: Renata Mello/ Oi Futuro)

Outro ponto de foco da nova fase do reposicionamento de marca do Centro Cultural se dá na associação entre arte, tecnologia e educação. Fábio Szwarcwald, membro do comitê estratégico, destaca a inserção do eixo tecnológico no cotidiano não só de artistas, mas de jovens e crianças em formação. “A tecnologia perpassa tudo que pensamos aqui, tanto que temos a única bienal de arte digital do Brasil. Isso, sem dúvida nenhuma, nos interessa muito, a partir do momento em que a tecnologia faz parte da nossa vida e fará cada vez mais parte não só da vida dos artistas, mas de crianças e jovens que estão se formando hoje”, enfatiza.

Além da atenção ao público infantojuvenil, o novo posicionamento do Oi Futuro também enfoca a formação de educadores, para que possam inserir o ensino de arte na rotina estudantil de jovens em formação, como forma de expandir. “Estamos investindo bastante na formação de educadores. Na pandemia, 97% dos educadores não tinham dado aula on-line. Vamos trabalhar a formação de educadores em arte, ciência e tecnologia, para que eles sejam multiplicadores e isso faz parte dos novos projetos previstos para o ano que vem”, comenta Crosman.

Capital da arte


No evento, alguns responsáveis pelo Oi Futuro também destacaram projetos que estão em andamento no Distrito Federal e que serão continuados em 2023. A atuação do instituto no DF vem desde 2014, com a organização de diversos projetos em 2015. Dentre as principais iniciativas ocorridas aqui estão o Favela Sounds, Festival Internacional de Cultura de Periferia e o Festival Latinidades. “São projetos que têm total convergência com o que acreditamos quanto à diversidade e busca pelo que é novo, que temos buscado em outros territórios”, afirma Victor D’almeida, gerente de Cultura do Oi Futuro.

No evento, alguns responsáveis pelo Oi Futuro também destacaram projetos que estão em andamento no Distrito Federal e que serão continuados em 2023
No evento, alguns responsáveis pelo Oi Futuro também destacaram projetos que estão em andamento no Distrito Federal e que serão continuados em 2023 (foto: Renata Mello/ Oi Futuro)

A coordenadora de patrocínios do instituto dá destaque ao Favela Sounds e ao trabalho de organização desenvolvido nele. Ela também ressalta o alcance do público como um dos principais aspectos do projeto. “O Favela Sounds é super emocionante. São 25 mil pessoas por dia, mais de 10 ônibus que saem de todos os cantos das cidades satélites. Outro ponto muito interessante é que, ao longo do ano, há todo o processo de formação não só de jovens do ensino médio, que participarão, mas de todo o mercado da música. De todos os festivais que acompanho, eles são os que conseguem, efetivamente, chegar no público jovem periférico, LGBTQIA+ e isso é muito forte na identidade construída", comenta.

D’almeida também comentou sobre o Festival Latinidades, cuja atuação em questões de gênero e raça faz com que seja destaque no cenário cultural do DF. “Esses são pontos importantíssimos a serem contemplados na escolha de projetos culturais, uma vez que a economia criativa, a cultura e negócios de impacto social podem proporcionar a geração de riqueza, ações de qualificação profissional e educação, e ao mesmo tempo, gerar o contato com um público tão vasto quanto o Festival Latinidades atinge".

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