Música

Tutti Choir faz concerto com música barroca e clássicos de Natal

O coral brasiliense vai cantar clássicos de Natal, composições contemporâneas e música barroca em apresentação nesta quinta (15/12) e na sexta (16/12)

Lara Perpétuo*
postado em 15/12/2022 00:01 / atualizado em 15/12/2022 10:28
O coral brasiliense estreou em Nova York, em 2017, e já apresentou em diversas partes do mundo  -  (crédito: Divulgação)
O coral brasiliense estreou em Nova York, em 2017, e já apresentou em diversas partes do mundo - (crédito: Divulgação)

A Caixa Cultural recebe nesta quinta-feira (15/12) e na sexta-feira (16/12) o concerto de Natal do coral Tutti Choir com a orquestra Soncietà. O espetáculo de música conta com composições clássicas e contemporâneas e é livre para todos os públicos. O ingresso é um quilo de alimento não perecível.

Paraense, o maestro Daniel Souto de Moraes mora em Brasília há vinte anos e idealizou o Tutti Choir em 2016. Professor na Escola de Música de Brasília (EMB), ele guiou o grupo em apresentação nos Estados Unidos em 2017, onde o coral estreou, em Nova York, no Carnegie Hall. A ideia inicial era levar música brasileira para o mundo: "nosso objetivo tem sido cumprido até hoje, pois já estivemos em diversas outras cidades, não apenas nos Estados Unidos, como na Europa e também algumas cidades, fora Brasília". Ele complementa: "sempre levando na bagagem musical muita música brasileira".

Constituído por mais de 70 cantores ativos, entre amadores e profissionais, o grupo possui vozes de todas as regiões do Brasil, além de músicos da França e de Singapura. "O mais interessante nessa diversidade é que temos muitas pessoas que chegam em Brasília e fazem do coral sua família, fazendo vários amigos, por estarem longe de suas residências", afirma Daniel. "A diversidade nos faz mais ricos culturalmente e temos sempre encontros onde podemos compartilhar nossas vivências pessoais."

Além das vozes, o concerto natalino conta com violinos, violas, violoncelos, contrabaixos, flauta, oboé, clarineta, trompa, trompete e harpa. O repertório contempla desde o período barroco, com Vivaldi e Bach, até composições contemporâneas e clássicos de Natal. Daniel não hesita ao destacar o diferencial que o espetáculo do Tutti Choir tem em relação a outras apresentações: "o carinho com que ele é preparado".

"Como os integrantes do coral em sua maioria são amadores, eles se dedicam ao máximo, isto é, há muita entrega de corpo e alma deles, muita dedicação", conta. "A orquestra Soncietà e os solistas convidados também dão um toque todo especial à programação." Daniel tem certeza do que todas as pessoas que estiverem presentes em um dos dois dias de apresentação vão vivenciar: "muita emoção em cada peça executada".

O coral retorna a Brasília mais uma vez depois de se apresentar por diversas partes do país e do mundo. Filipinas, Portugal, Reino Unido e Rússia são apenas alguns dos lugares pelos quais o grupo passou. "É sempre muito bom viajar e conhecer novos lugares, novas cidades e novos países, cantar música brasileira e ver a reação das pessoas é uma experiência única, porém poder cantar na cidade em que moramos é sempre muito gostoso, porque podemos cantar pra nossos amigos e familiares que moram aqui, em nosso quadradinho."


Concerto de Natal do coral Tutti Choir

Quinta-feira (15/12) e sexta-feira (16/12), na Caixa Cultural (SBS, quadra 4), às 20h. Entrada gratuita mediante doação de um um quilo de alimento não perecível.

 

* Estagiária sob a supervisão de Severino Francisco

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação