RECONHECIMENTO

Djamila Ribeiro recebe Prêmio Franco-Alemão de Direitos Humanos

Autora e filósofa, Djamila é reconhecida internacionalmente pelo seu ativismo no movimento feminista negro

Izabella Caixeta* - Estado de Minas
postado em 02/01/2023 12:40 / atualizado em 02/01/2023 12:40
 (crédito: Reprodução/Instagram)
(crédito: Reprodução/Instagram)

A escritora Djamila Ribeiro receberá o prêmio Franco-Alemão de Direitos Humanos por reconhecimento por seu trabalho no campo da desigualdade de gênero no Brasil, com foco nas mulheres negras.

O embaixador da Alemanha, Heiko Thoms, parabenizou a indicação em sua conta no Twitter. “Essa condecoração é um reconhecimento da importância e do alcance do trabalho de Djamila na luta pelos direitos das mulheres negras no país”.

Djamila é uma das vozes mais potentes sobre feminismo negro e antirracismo no Brasil. É autora das obras “Lugar de Fala” (2017) e “Pequeno Manual Antirracista” (2019), além de atuar como colunista da “Folha de São Paulo” e na revista alemã “Der Spiegel”.


A ativista é coordenadora do coletivo “Feminismos Plurais”, um espaço tem como foco mulheres negras e pessoas em situação de vulnerabilidade, que oferece acolhimento em atendimento psicológico, jurídico e profissional. A organização também fomenta debates sobre feminismo e antirracismo assim como a publicação de autores negros.

Além da brasileira, outros 14 ativistas dos Direitos Humanos de países como Irã, Síria, Bielorrússia, Sudão e Costa do Marfim serão reconhecidos pelo prêmio. A cerimônia de entrega ocorrerá neste domingo (01/01), na Embaixada da Alemanha em Brasília.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE