O verde e o cinza da grande cidade se encontram na exposição Natureza Urbana. Os diretores artísticos Lainha Loyola e Gustavo Letruta expõem a importância do meio ambiente nos grandes centros urbanos. A exposição fotográfica gratuita ocorre de segunda a domingo no Centro de Artes e Esportes Unificados do Recanto das Emas até 9 de janeiro.
A mostra reúne 30 fotos e cinco vídeos que compõem a crítica à sobreposição dos grandes centros urbanos em relação à natureza. A ultima etapa da exposição será apresentar as fotografias em escolas públicas do Recanto das Emas e Riacho Fundo 1 e 2. Em entrevista ao Correio, o artista Gustavo Letruta fala sobre a importância da exposição para o público mais jovem nas escolas e da necessidade da conscientização da sociedade sobre a presença da natureza nas cidades.
"Essa nova geração está recebendo a cidade com essa intervenção do urbanismo muito forte. A gente tem uma preocupação em entender o tanto que os jovens estão antenados e preocupados com essa importância do ambientes de natureza nos espaços urbanos", ressalta Gustavo Letruta.
Os artistas lançam uma série de projeções pelos prédios do Recanto das Emas que complementam as fotografias expostas. "Para que eles percebam o tanto que a natureza atravessa, conecta e flui em relação à identidade dos indivíduos na cidade", explica o artista.
O projeto obteve o incentivo do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) e, segundo Gustavo, o apoio foi essencial para a realização da exposição. O incentivo financeiro foi utilizado para remunerar artistas, cinegrafistas, editores e equipe de comunicação do projeto. "Sem a FAC, a gente não tinha como criar uma lógica de trabalho", complementa Gustavo.
*Estagiário sob a supervisão de Severino Francisco
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.