Lançamento

Fotolivro etnográfico celebra o povo e a história pankararu

O lançamento faz parte da programação do Beira Cultural, no Bar Beirute da Asa Norte

Anajú Tolentino
postado em 18/01/2023 06:00 / atualizado em 18/01/2023 12:13
 (crédito: Ana Araújo/Divulgação)
(crédito: Ana Araújo/Divulgação)

O ato de registrar o passado a partir do presente é fundamental, não apenas para quem lembra, já que as vivências contribuem para analisar cotidiano, valores e culturas de uma sociedade. Com essa premissa, a fotógrafa e jornalista Ana Araújo lança, nesta quarta-feira (18/1), a partir das 19h, no Beirute Asa Norte, o fotolivro etnográfico Pankararu — Identidade, memória e resistência.

O lançamento faz parte da programação do Beira Cultural, no Bar Beirute da Asa Norte. A obra bilíngue, em português e em inglês, é resultado de uma densa pesquisa fotográfica realizada de 1986 a 2020. Ao longo dos 34 anos de produção e da carreira da atriz, a obra resgata a narrativa dos povos indígenas Pankararu, originários do sertão de Pernambuco, com relatos e registros sobre território, características do povo e dos rituais ancestrais.

"O fotolivro é uma homenagem ao amado povo Pankararu que me acolheu como 'filha adotiva' desde os meus 12 anos. Essa publicação foi realizada tendo a resistência indígena como inspiração para impulsionar a nossa luta contra o racismo estrutural, a opressão, a retirada de direitos e o extermínio dos nossos povos originários", afirma Araújo ao Correio. 

Brasileira de Tacaratu, do sertão pernambucano, Ana Araújo começou na imprensa sindical e atuou em importantes veículos de comunicação do país, no Recife e em Brasília. Recebeu em São Paulo, cinco prêmios Abril de Jornalismo como repórter-fotográfica da revista Veja e Troféu Mulher Imprensa, em 2010.

Lançamento Pankararu - Identidade, Memória e Resistência, e Ana Araújo

Netsa quarta-feira (18/1), às 18h, no Bar Beirute (CLN 107 Bloco D Loja 1).  Entrada franca.

*Estagiária sob a supervisão de Severino Francisco

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE