gospel

"Nós, cristãos, deveríamos ser a vanguarda", declara Leonardo Gonçalves

Em entrevista ao Correio, o cantor gospel Leonardo Gonçalves fala sobre o poder harmonizador da música e o impacto das mensagens de incitação à violência

Davi Cruz*
postado em 24/01/2023 06:00
 (crédito: Pedro Henrique Fotografia/Divulgação)
(crédito: Pedro Henrique Fotografia/Divulgação)

No último dia 1º de janeiro, durante a festa da posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, mais de 60 artistas de todo Brasil e de diversos nichos musicais se apresentaram na Esplanada dos Ministérios. Um dos momentos que chamou a atenção durante o evento foi a presença do gênero gospel nos palcos do festival. O segmento teve como representantes os cantores Leonardo Gonçalves, Clóvis Pinho e Kleber Lucas, que puderam mostrar o repertório de belas canções para o público presente.

Leonardo Gonçalves é um dos principais artistas do gênero gospel e conta com mais de 1,3 milhão de inscritos no YouTube. O repertório de sucesso do cantor contém as canções Acredito, Sublime e Getsêmani, que somadas superam 200 milhões de visualizações. Recentemente, o músico lançou o single Messias, em crítica ao ex-presidente Jair Bolsonaro. A canção trouxe a participação especial dos cantores Kleber Lucas, Dona Kelly, Clóvis, Sarah Renata, Tiago Arrais, João Carlos Jr e o rapper MN NC.

Leonardo nasceu na cidade Palmares, em Pernambuco, porém, com apenas 2 anos de idade mudou-se do Brasil para a Alemanha, país no qual viveu até a adolescência. Desde pequeno, o cantor se interessou por linguística e, mais tarde, se formou em letras pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente, Gonçalves é mestrando em teoria literária pela universidade em que se graduou.

Além do esmero pelo estudo acadêmico, o cantor é considerado uma grande referência no que diz respeito a técnica,  qualidade e extensão vocal. Por meio da potente e autêntica voz, o artista coleciona premiações, entre elas, o Troféu de Ouro nas categorias melhor intérprete nacional e melhor música, em 2014. Além disso,  ainda recebeu uma indicação ao Grammy Latino na categoria Melhor álbum Cristão em Língua Portuguesa, em 2021.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE