MODERADAMENTE

Carnaval consciente: 5 dicas de ouro para beber e curtir na medida certa

Folião deve ficar atento à ingestão moderada de bebida alcoólica e também ter cuidado com as formas de álcool falsificado para prevenir riscos à saúde

Estado de Minas
postado em 14/02/2023 16:34 / atualizado em 15/02/2023 12:52
 (crédito:  Ed Alves/CB/DA.Press)
(crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)

É Carnaval. E as festividades de rua estão a todo vapor. Só para as festas de rua, por exemplo, a expectativa da prefeitura da capital de São Paulo é que a festa atraia cerca de 15 milhões de pessoas. Já em Belo Horizonte, a estimativa é que 5 milhões de foliões estarão nas ruas.

Além da segurança de manter os pertences em pochetes ou bolsas menores, o folião também deve ficar atento à ingestão moderada de álcool, ou seja, aquela feita sem exageros, que é um hábito de consumo consciente.

A adoção de medidas responsáveis para curtir o carnaval é fundamental para manter a energia para todas as festas. O presidente da Associação Brasileira de Bebidas Destiladas (ABBD), Eduardo Cidade, frisa que escolher bem os locais de compra de bebida alcoólica é uma das formas de evitar álcool falsificado e, com isso, prevenir riscos à saúde: "Nós temos um trabalho e atuação muito eficientes em acompanhar e combater os impactos do mercado ilegal na sociedade. Os destilados ilícitos correspondem a cerca de 36% do volume de bebidas destiladas comercializadas no país".

Cuidado com destilados falsificados 

Eduardo Cidade alerta que "a participação de destilados ilícitos traz prejuízos econômicos para o país e riscos à saúde dos consumidores. Precisamos nos conscientizar sobre isso e, especialmente, sobre a piora da renda e do emprego, que normalmente leva o consumidor a buscar opções de consumo mais baratas e que estão mais propensas a esse tipo de atividade ilícita".

Para curtir o carnaval, listamos algumas dicas para o folião consciente:

  • Evite a todo o custo beber de estômago vazio. Faça desta uma regra de ouro para sempre: bebida só acompanhada de comida. Alimentos saudáveis como banana, abacate, ovos, frutas vermelhas e batata doce são ótimas pedidas para dar energia extra para a folia.
  • Alterne cada bebida alcoólica com uma não alcoólica. Qual a melhor opção? Tenha sempre uma garrafinha de água com você e assim seu o corpo sempre estará hidratado.
  • Beba devagar. Um pouco de cada vez. Se for preciso, vá controlando com o relógio para evitar beber demais e rápido – e aproveite a festa, é muito bom lembrar da festa no dia seguinte.
  • Rejeite bebidas oferecidas por estranhos. Faça boas escolhas de consumo e não aceite beber apenas para agradar a outra pessoa.
  • Compre em estabelecimentos seguros. Evite comprar bebidas na rua e busque identificar qualquer rótulo alterado. Bebidas falsificadas são produzidas sem qualquer controle sanitário ou de qualidade, utilizam ingredientes inadequados e podem causar graves danos à saúde. 

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE