A exposição Brasília em linhas, do artista plástico Jailson Belfort, está em cartaz até 26 de março no Espaço Cultural Renato Russo. São 60 obras feitas com canetas esferográficas que retratam ícones e monumentos da capital federal.
Ao Correio, Jailson Belford disse que a exposição é uma maneira de homenagear a cidade, destacando seus monumentos e recuperando as primeiras experiências afetivas ao chegar na cidade, há alguns anos. "Seus ícones, o céu colorido no fim do dia... tudo isso me inspirou a fazer uma série colorida, onde os monumentos não são desenhados diretamente, mas percebidos pelo efeito Gestalt", explica. O efeito Gestalt é o princípio da psicologia que descreve como as pessoas percebem e organizam informações visuais em padrões significativos. "A ideia é provocar o olhar do espectador, para que ele veja os monumentos e se identifique, apesar de eu fazer apenas os céus e os contornos destes", completa.
O quadro favorito do artista é a Catedral Metropolitana. "Foi o primeiro monumento que vi ao chegar a Brasília. Sou de uma cidade histórica, São Luís do Maranhão, com 400 anos. Suas igrejas são seculares. E ao chegar aqui, me deparei com uma arquitetura modernista. Eu me encantei ao ver um templo religioso com um design totalmente fora da caixa. Foi a primeira obra que fiz, desta série, e que me deu segurança para concluir as 59 restantes", ressalta Jailson Belfort.
O artista é formado em design, pela Universidade Federal do Maranhão, e trabalhou com publicidade desde cedo, sendo designer e ilustrador. Apesar de atuar em uma área que predomina a arte digital, ele sempre optou pelo desenho no papel. "As artes que fazia para as agências de publicidade eram feitas à mão e coloridas no computador. Tudo artesanal, mesmo utilizando tecnologia digital", conta. Belfort diz que rompeu de vez com a tecnologia quando se entregou às artes. "Rompi com tudo isso ao me entregar de vez às artes plásticas. Agora, tudo é só na mão e com um instrumento pouco comum, que é a caneta esferográfica. No computador, a gente pode até consertar alguma falha, mas na caneta, isso é impossível... e desafiador!", acrescenta.
*Estagiária sob a supervisão de José Carlos Vieira.
Serviço
Brasília em Linhas
Visitação até o dia 26 de março, de terça a domingo, das 10h às 20h, na Galeria Ruben Valentim, Espaço
Cultural Renato Russo (508 Sul). Entrada franca.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.