Podcast

Pevepê: um dos pilares dos jogos independentes, Hollow Knight

Lançado em 2017, o game independente é um dos maiores expoentes do gênero Metroidvania.

Khalil Santos
Gustavo Macedo
postado em 03/03/2023 18:54 / atualizado em 03/03/2023 18:58
 (crédito: Pevepê Podcast/CB/D.A Press)
(crédito: Pevepê Podcast/CB/D.A Press)

O Pevepê desta sexta-feira (3/3) falou sobre Hollow Knight, jogo que conquistou o coração dos fãs nos últimos seis anos, e promete muito com o anúncio de uma continuação para 2023. O título foi uma descoberta impactante para um dos apresentadores, Gustavo Macedo, que insistiu em um episódio exclusivo para o jogo.

Lançado em 24 de fevereiro de 2017, Hollow Knight é um jogo Metroidvania (Gênero de exploração que consiste em avançar por várias áreas, adquirindo novas habilidades e retornando a localidades antigas para abrir novos caminhos) desenvolvido e publicado pela desenvolvedora independente Team Cherry. No game, o jogador controla o Cavaleiro, um guerreiro sem nome, que explora Hollownest, um reino caído atormentado por uma doença sobrenatural.

O game se tornou uma febre, por ser um jogo 2D plataforma inspirado em Dark Souls com seu gameplay de ataque e defesa rigoroso, o jogo exige que quem joga aprenda as técnicas para conseguir prosseguir, ele se tornou até mesmo um jogo competitivo, na comunidade de speedruns (categoria de gamers que competem porque quem termina o jogo de forma mais rápida). Para zerar competitivamente precisa treinar bastante suas mecânicas, o recorde mundial de zeramento do game é de menos de 33 minutos.

  • O Cavaleiro de Hollow Knight, personagem principal do Jogo, Team Cherry Divulgação

Com uma jogabilidade simples, porém efetiva do jogo, faz com que não seja difícil. No começo do game, o Cavaleiro, personagem que é controlado pelo jogador, tem apenas a habilidade de bater e de pular. Conforme avança no jogo, o jogador vai liberando novas habilidades e itens. Com a moeda do jogo, os Gio’s, é possível comprar itens na loja, contando com alguns itens obrigatórios para a continuação do game. O jogador consegue pegar os Gio’s matando os NPC’s do jogo, em baús ou rochas destrutíveis no cenário.

O jogo salva o seu progresso automaticamente, mas o principal método de salvamento são através dos bancos espalhados pelo mapa que recuperam a vida do jogador e permitem equipar amuletos comprados com Gio’s. Isso favorece um clichê, pois quando se pega uma habilidade longe, e se deseja voltar para outra posição lá de trás, sair do jogo e voltar, permite essa facilidade para o jogador.

No game, o jogador possui cinco vidas e tem um medidor que vai enchendo com as almas de inimigos derrotados, na qual pode usar algumas habilidades como recuperar vida e dar um ataque disparo com essas almas. Quando o jogador morre perdendo suas 5 vidas todos seus Gio’s e almas ficam no local de morte o que gera uma alma negra que retém seu dinheiro, obrigando o jogador a matá-la para pegar de volta seus Gio’s e almas.

O game pode ser achado na Steam (PC), Nintendo Switch, PS4, Xbox One, entre outras plataformas. Game já possui indicações de Prêmio BAFTA Games de Jogo de Estreia, Prêmio The Game de Melhor Jogo Indie de Estreia.

Assista ou escute o episódio nos links:

 

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE