Obituário

Morre Sueli Costa, uma das maiores compositoras da MPB, aos 79 anos

Sueli teve várias de suas composições gravadas por artistas como Elis Regina, Gal Costa, Maria Bethânia e Fafá de Belém

Yasmin Rajab
postado em 04/03/2023 12:45 / atualizado em 04/03/2023 21:27
 (crédito: Reprodução/twitter/@JFMargarida)
(crédito: Reprodução/twitter/@JFMargarida)

Sueli Costa, autora de diversos sucessos da Música Popular Brasileira (MPB), morreu nesta sexta-feira (3/3), aos 79 anos, no Rio de Janeiro. A importante cantora e compositora é dona de grandes sucessos de Elis Regina, Maria Bethânia, Gal Costa e Fafá de Belém. 

A artista teve contato com a música desde criança. Com uma família de músicos, sua mãe tocava piano e ministrava aulas de canto. Foi assim que Sueli aprendeu, sozinha, a tocar violão, ao lado dos irmãos. 

Aos 18 anos, escreveu a música Balãozinho, sua primeira composição. Observando a família, a cantora aprendeu a treinar o ouvido e se tornou uma ouvinte de diversos gêneros musicais, como a Bossa Nova, popular na época. 

Sueli conheceu Nara Leão, voz do espetáculo Opinião, no RJ, em 1960. Esse foi o primeiro contato que a artista teve com uma estrela da música. Nos atos 1970, ela começou a compor faixas icônicas da MPB, como Coração Ateu, interpretada por Maria Bethânia. 

O nome da artista começou a fazer parte da elite de compositores da MPB. Ela foi contratada pela EMI e gravou o primeiro disco em 1975, com produção de Gonzahiomja e arranjos de Paulo Moura e Wagner Tiso. 

Contato com Brasília

Em 1978 Sueli fez o primeiro — e único — show da carreira em Brasília. A apresentação foi ao lado de Simone, na Piscina Coberta de Brasília. Pela parceria vale lembrar que Simone gravou a faixa Jura secreta, um dos maiores sucessos da carreira, escrita por Sueli.

*Com informações da Agência Estado

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE