Entretenimento

Evento reúne lideranças para discutir discriminação de negros e indígenas

O evento "Mecanismos sobre Raça no Sistema Universal de Direitos Humanos: Estratégias e Próximos Passos no Brasil" vai abordar a garantia da proteção dos direitos humanos das pessoas negras e indígenas no combate ao racismo em todas as suas formas

Correio Braziliense
postado em 21/03/2023 16:39 / atualizado em 21/03/2023 16:39
 (crédito: Crédito: Divulgação)
(crédito: Crédito: Divulgação)

O Instituto Internacional sobre Raça, Igualdade e Direitos Humanos realiza nesta quarta-feira (22/3), a partir das 14h, no Hotel Cullinan Hplus Premium de Brasília, encontro que vai discutir questões de discriminação e ações de combate ao racismo de todos os jeitos. O evento é realizado em conjunto com a ONG Criola, Geledés - Instituto da Mulher Negra, Selo Juristas Negras, Grupo Conexão G de Cidadania LGBT de Favelas, Renafro Saúde e Ilê Omolu e Oxum, Instituto Iepé e Hutukara Associação Yanomami 

O evento Mecanismos sobre Raça no Sistema Universal de Direitos Humanos: Estratégias e Próximos Passos no Brasil ocorrerá no Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial e no Dia Nacional das Tradições Africanas e Nações do Candomblé. A data tem como propósito o debate de estratégias e a discussão dos próximos passos para que os mecanismos sobre raça do Sistema Universal de Direitos Humanos possam se fortalecer. Um dos temas que será discutido no encontro é a garantia dos direitos dos negros e dos povos indígenas.

Uma das convidadas especiais do evento é Epsy Campbell, presidenta do Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU. “Quero conhecer ainda mais a situação da população negra no Brasil, especialmente das mulheres negras”, explica Epsy Campbell, em material de divulgação.

Entre alguns outros participantes do encontro estão nomes como Carlos Quesada, diretor-executivo de Raça e Igualdade; Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial; Sônia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas; o embaixador do Brasil junto ao Quênia, Silvio Albuquerque; Fabrício Prado, primeiro secretário do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) e Rodnei Jericó da Silva, Coordenador do Programa Brasil de Raça e Igualdade.

O evento será feito de forma híbrida (presencial e on-line) e vai contar com tradução simultânea em português e espanhol. A transmissão será por live no Facebook. O público interessado em participar do evento deve se inscrever gratuitamente pelo Zoom.

Serviço:

Mesa de debate - "Mecanismos sobre Raça no Sistema Universal de Direitos Humanos: Estratégias e Próximos Passos no Brasil"
Nesta quarta-feira (22/3), das 14h às 18h, no Hotel Cullinan Hplus Premium - Brasília
Interessados em participar de maneira online, inscrição virtual pelo Zoom 

Notícias pelo celular


Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.



Dê a sua opinião


O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE