O Circuito Patrimonial Arte e Cidade será realizado a partir desta terça-feira (4/4) até 30 de abril, no Espaço Cultural Renato Russo e na super quadra modelo 308 Sul. As inscrições das turmas ainda estão abertas no site.
Durante o circuito, será proposta a descoberta da Unidade de Vizinhança (superquadra modelo 308 Sul) como parte das escalas do plano urbanístico da cidade, por meio da visita lúdica. "Os alunos serão conduzidos pela descoberta dos jardins de Burle Marx, dos blocos residenciais e das áreas de convivência e lazer. Também serão instigados a experimentar jogos sonoros na praça dos cogumelos, a apreciar as carpas do espelho d'água e a conhecer a Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, que carrega os primeiros azulejos do artista Athos Bulcão instalados na capital", explica Luênia Guedes, coordenadora geral e integrante do coletivo de artistas Entrevazios.
Depois, os estudantes irão até o Espaço Renato Russo para a apresentação Brasília numa caixa de brincar, do coletivo de artistas Entrevazios. A obra consiste em uma série de 20 blocos interativos que remetem a uma maquete da cidade e recria, de forma lúdica, as escalas do plano urbanístico da cidade-patrimônio: a monumental, a gregária, a residencial e a bucólica. "A obra propõe diferentes formas para a criança se (re)conhecer e brincar com a cidade. Este será o momento para a composição de narrativas sobre a cidade e com a cidade, sob o olhar e a autoria da criança e do adolescente", completa.
O objetivo do projeto é celebrar a capital e sua história, onde crianças e adolescentes mergulham em uma experiência artística e educativa com as paisagens da capital. "Buscamos atuar como ferramenta de democratização de acesso, pois esse é o primeiro passo para estimular o senso de pertencimento, o que é fundamental para a preservação da cidade, dos bens culturais, do patrimônio", comenta Guedes. O projeto também busca integrar as escolas das regiões administrativas aos bens públicos e patrimônios de Brasília. "É importante dizer que é a partir de uma relação de pertencimento, a ser conquistada, que podemos falar em preservação do patrimônio — não apenas da cidade ou do equipamento cultural em questão, mas todo e qualquer patrimônio. Em última instância, podemos dizer que o projeto está alinhado com a nossa missão: aproximar a arte da vida das pessoas", ressalta a coordenadora.
*Estagiária sob a supervisão de Severino Francisco
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