Exposição

Obras criadas com Inteligência Artificial retratam Brasília Imaginária

No mês de aniversário da cidade, o artista Christus Nóbrega homenageia a capital do país com exposição de arte em colaboração de Inteligências Artificiais

Correio Braziliense
postado em 19/04/2023 15:23 / atualizado em 19/04/2023 15:23
 (crédito: Divulgação )
(crédito: Divulgação )

Inteligência Artificial tem tomado espaço no cotidiano, robôs simulam conversas, resolvem problemas, se tornam cada dia mais inteligentes. Todavia, há uma área considerada genuinamente humana: a arte. Mas existem artistas que têm tomado uma postura vanguardista ao trabalhar juntamente com as ferramentas de IA. Com isso, o Brasília Shopping traz ao público a primeira exposição do Brasil feita totalmente com IA. Idealizada pelo artista Christus Nóbrega, a mostra Brasília, Enfim está aberta ao público de 14 a 30 de abril no Brasília Shopping.

Perceber, analisar e tomar decisões, habilidades importantes na definição de humano, fazem com que essa tecnologia desafie os conceitos de autoria e ferramenta. Na arte, o artista e a máquina trabalham em conjunto para criarem obras inovadoras. Em Brasília, Enfim, Christus Nóbrega reconstrói, com inteligência artificial, imagens de Brasília que sonhava na infância, antes de conhecê-la. Uma cidade imaginária e outra real se contrapõem e conduzem o público a uma experiência nova sobre a capital.

Além da mostra, fazem parte do projeto outras duas ações culturais: uma série de intervenções artísticas no Complexo Cultural da Praça dos 3 Poderes e a publicação de um livro bilíngue. Com curadoria de Guilherme Wisnik e Charles Cosac, Brasília, Enfim tem o objetivo de reconectar a sociedade à praça, símbolo dos poderes da república brasileira.

Ao falar sobre o um ano que trabalhou em seu projeto, Christus diz, em nota de divulgação, que "é recontar as histórias sobre a Capital Federal contadas por minha mãe para uma Inteligência Artificial recriar a cidade que outrora eu também imaginava, mantendo vivo o legado da contação de história de geração para geração. Além de homenagear Brasília, que me acolheu tão bem, a exposição também honra duas mulheres inspiradoras e vanguardistas: minha mãe, Iara, que me apresentou à idade, na década de 1980, e minha irmã Germana, que me apresentou às ‘máquinas pensantes’, na década de 1990”. 

A exposição celebra o aniversário da capital do país, que completa 63 anos sexta-feira (21/4) e se inspira no projeto vanguardista que é a própria cidade de Brasília, com uma arquitetura e urbanização inovadora a sua época de construção. "Essa exposição tenta resgatar um pouco desse espirito de imaginação por trás da audaciosa tentativa de conceber uma cidade do zero. Minha intenção é que o visitante sinta a vertiginosa sensação de entrar em uma tesourinha pela primeira vez”, comenta o artista em nota.

 

No dia 24 de abril, Christus receberá o público no Teatro Brasília Shopping para um bate-papo sobre o Brasília, Enfim. Mais informações serão divulgadas em breve pelo shopping.

 

Serviço 

Brasília, Enfim

Exposição de Crhristus Nóbrega. Visitação até 30 de abril, das 10h ás 22h, na Praça Central do Brasília Shopping. Classificação indicativa livre. Entrada franca. 

Notícias pelo celular


Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.



Dê a sua opinião


O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE