Cinema

Meryl Streep vence o prêmio Princesa das Astúrias das Artes

O anúncio ocorreu nesta quarta-feira (26/4) e de acordo com cineasta, "poucas atrizes na história do cinema americano possuem a versatilidade de Meryl Streep"

Alfons LUNA - AFP
postado em 26/04/2023 15:23 / atualizado em 26/04/2023 15:24
 (crédito: ALBERTO PIZZOLI)
(crédito: ALBERTO PIZZOLI)

A atriz americana Meryl Streep é a vencedora do prêmio espanhol Princesa das Astúrias na categoria Artes por "dignificar a arte da interpretação", anunciou, nesta quarta-feira (26), o júri da premiação mais importante da região ibero-americana.

"Com seu talento e rigor, ela possibilitou que diferentes gerações desfrutassem de interpretações inesquecíveis, conquistando o respeito que esta grande arte merece", afirma o comunicado do júri sobre a atriz de 73 anos, vencedora de três estatuetas do Oscar.

A candidatura de Streep foi proposta pelo diretor espanhol Pedro Almodóvar, que recebeu o Prêmio Príncipe das Astúrias das Artes em 2006 e que reagiu ao anúncio garantindo que Streep "faz tudo bem e faz tudo com naturalidade e verdade".

"Poucas atrizes na história do cinema americano possuem a versatilidade de Meryl Streep", acrescentou o cineasta.

"Sinto-me muito honrada de receber este prestigiado prêmio de um dos países e culturas mais talentosos do mundo", disse Streep em um comunicado, no qual acrescentou estar "muito ansiosa" para receber o prêmio em outubro e "passar algum tempo" na Espanha, um "belo país".

O júri fez o anúncio em Oviedo, cidade do noroeste da Espanha que abriga a sede da fundação que concede o prêmio.

"Com três prêmios Oscar, oito Globos de Ouro, dois BAFTA e três Emmy, após mais de 40 anos de carreira, Meryl Streep é considerada uma das melhores atrizes contemporâneas", destacou.

"Conhecida sobretudo por seus papéis no cinema, destaca-se por sua característica versatilidade, que se sustenta, segundo a crítica, em uma extraordinária capacidade para interpretar uma grande variedade de personagens e reproduzir diferentes sotaques", acrescentou o júri.

Os prêmios Princesa das Astúrias são destinados, segundo a fundação, a premiar "o trabalho científico, técnico, cultural, social e humanitário realizado por pessoas, instituições, grupos de pessoas ou instituições no âmbito internacional".

Nesta edição foram apresentadas 44 candidaturas de 20 nacionalidades para a categoria Artes.

A carreira de Streep é marcada por papéis memoráveis, como os de "Kramer vs Kramer (1979)", "A Escolha de Sofia" (1982) ou "A Dama de Ferro" (2011).

O prêmio Princesa das Astúrias, criado em 1981, entrega de 50.000 euros (55.000 dólares, 278.330 reais na cotação atual) e uma escultura da autoria do falecido artista catalão Joan Miró aos vencedores.

A premiação, com o nome do título da herdeira do trono da Coroa espanhola, a princesa Leonor, será entregue pelos reis em outubro, durante uma cerimônia em Oviedo, capital das Astúrias.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE