Livro

Cláudio Almeida estreia na ficção com livro sobre grupo de terapia

'O Terapeuta Um grupo de terapia' é primeiro livro de ficção do autor e terá evento de lançamento nesta quarta-feira, no Beiture

Luísa Helena*
postado em 08/05/2023 08:00 / atualizado em 08/05/2023 11:49
Cláudio Almeida lança seu primeiro livro de ficção -  (crédito: Paulo de Araújo/ Divulgação)
Cláudio Almeida lança seu primeiro livro de ficção - (crédito: Paulo de Araújo/ Divulgação)

Cláudio Antônio de Almeida lança seu primeiro livro de ficção, O Terapeuta: um grupo de terapia, na quinta-feira (10/5) no restaurante Beirute, a partir das 19h. A obra, publicada originalmente em 2021, levou mais de 40 anos para se concretizar. O evento ocorre no restaurante Beirute, lugar que marcou a vida de Cláudio por ser o que mais frequentou na sua juventude e que adotou para a vida.

Após passar por crônica e poesia, Cláudio Antônio de Almeida envereda para a ficção. No livro, autor explora o mundo da análise de grupo, os comportamentos e interações de pessoas em uma sessão terapêutica sob a supervisão de um psicólogo. Um grupo de 15 pessoas se reúne para sessões e as discussões são repletas de desafios. Estão presentes os encontros e desencontros no meio de tramas que se entrelaçam, levando o leitor a criar expectativas nas definições, num espaço de muito sentimento, sofrimento e amadurecimento.

A inspiração do livro não vem de uma mera história. Cláudio, após terminar um casamento, conversando com amigos em um bar, descobre a possibilidade da terapia e, empolgado, resolve dar uma chance ao método. A experiência mudou a vida do autor. Com um psicanalista e de forma individual, ele começou a terapia. Depois de alguns meses, foi indicado para uma psicoterapia em grupo. Na vivência com esse  grupo veio a ideia dos 15 personagens do livro. Cada um tem seus problemas, intimidades, desenvolvimentos pessoais e personalidades.

O autor se identificou muito com a dinâmica e a passou a frequentar grupos durante muitos anos. "Na época, eu fazia faculdade de direito e tinha uma matéria que era toda quarta-feira. Protelei essa matéria por anos porque ela era no mesmo dia e hora do grupo", disse o autor, em entrevista ao Correio.
Um dos princípios do grupo era o sigilo. Tudo que era falado ali dentro deveria permanecer ali. Contudo, certo dia, um dos personagens teve sua história vazada e o sigilo foi quebrado. Isso causou uma ruptura dentro do grupo e alguns integrantes tentaram descobrir quem era o infiltrado. Essa é a trama de O Terapeuta: um grupo de terapia.

O autor explicou que o enredo foi adaptado para a ficção, mas com muitas referências de sua juventude e da época de estudante durante a qual a Universidade de Brasília (UnB) foi invadida pelos militares, no período da ditadura. Reconstituir as histórias originais foi um desafio, uma vez que o autor perdeu os registros pessoais da época. Com o apoio da esposa, Jaqueline Araújo, Cláudio reiniciou a escrita do livro em 2019, trazendo a história para a atualidade política e tecnológica do país.

Viu no que deu?, Deu nisso! e Poucas e boas são os três livros de crônicas do autor. O projeto da trilogia acabou tomando um certo tempo e O terapeuta, mesmo publicado em 2021, precisou aguardar o momento propício para o lançamento. O Terapeuta: um grupo de terapia teve a revisão do poeta André Giusti, capa de Gabriela Araújo e é dedicado à mulher, Jaqueline Araújo.

Sobre o Autor

Cláudio Almeida nasceu em 1943, em Belo Horizonte, de onde vem a paixão pelo Clube Atlético Mineiro. Ele chegou a Brasília em 1960, por ocasião da transferência da Capital Federal para o Planalto Central. O pai era deputado federal. Na cidade, ele estudou em instituições tradicionais como Caseb, Elefante Branco, Ciem, UnB e UDF. Como estudante, participou de diretórios acadêmicos no segundo grau e na UnB, com atuação na luta contra a ditadura militar. Tem formação em economia, direito e história e é aposentado pelo Senado. Também fez parte da Comissão da Verdade Anísio Teixeira da Universidade de Brasília e deu depoimentos nas Comissões da Verdade de Minas Gerais, Belo Horizonte e São Paulo.

 

Serviço 

O Terapeuta: um grupo de terapia

De Cláudio Almeida. Lançamento nesta quarta-feira (10/5), às 19h, no Beirute (CLS 109 Loja 2/4)

 

*Estagiária sob a supervisão de Nahima Maciel

Notícias pelo celular


Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.



Dê a sua opinião


O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação