evento literário

Feira literária internacional baiana reúne Ailton Krenak e Ana Saramago

"A gente tem uma programação muito diversa, muito rica em termos de olhares e de diversidade", diz Vanessa Vieira, diretora do evento.

Maria Luiza Castro*
postado em 04/05/2023 17:12 / atualizado em 04/05/2023 18:41
 (crédito: WALDYR LATYER)
(crédito: WALDYR LATYER)

A Festa Literária Internacional de Praia do Forte realiza a 4° edição do evento a partir desta quinta-feira (4/5). A festa reúne pesquisadores, autores, artistas, estudantes, turistas e a comunidade para celebrar a cultura e a literatura até domingo (7/5).

A diretora do evento, Vanessa Vieira, conta que já existem vários eventos como esse mas esse modelo casa muito bem com a Bahia, onde as pessoas sabem fazer festa. “Como a gente fala aqui, a gente sabe fazer festa. E aí quando você junta esse saber fazer festa com uma causa tão importante, tão necessária, que é o incentivo à leitura, é um casamento perfeito”, explica a diretora.

O tema escolhido este ano para a festa é “Voam nas asas da esperança”. Vanessa conta que o nome veio da expectativa que ela sentiu no início do ano de dias melhores para as áreas de cultura, arte, e literatura. “Em 2022 a gente ainda estava sofrendo muito ainda com as questões da pandemia. Tivemos também uma nova onda no início do ano passado. Depois a gente teve aquela sensação de que estava de fato começando a viver a vida, uma vida um pouco mais tranquila, sem tanto medo da pandemia”, conta Vanessa.

Mais de 140 autores e artistas estarão na festa, sendo três são internacionais: a mexicana Guadalupe Nettel, a angolana Yara Nakahanda e a curadora da Fundação José Saramago, Ana Saramago, de Portugal. A festa recebe também autores nacionais como Ailton Krenak, Alex Brito, Ana Fátima e Carol Fernandes. A abertura está por conta de Emillie Lapa e Natalyne Santos, artistas que vão contar histórias em formato musical no espaço Ninho Flip, às 9h. No mesmo horário, no espaço Multiverso Flip, Carla Britto e Gleice Ferreira contam quais são os passos para construir um livro artesanal do zero.

Além disso, estarão disponíveis feiras de artesanato, feiras ecológicas com empreendedores locais e apresentação das escolas municipais de Mata de São João no Coreto, em parceria com a Prefeitura Municipal. Os artesãos são pessoas das comunidades rurais. “Eles têm um trabalho de atuação, tem vários programas sócio ambientais e sócio culturais, que eles fazem em comunidades rurais", diz a diretora. Vanessa relembra que muitos empreendedores locais pediam para estar presente, para aproveitar o fluxo turístico da festa. Assim, no ano passado, os organizadores cederam um espaço do evento para eles, e este ano houve uma demanda para fazer uma feira maior.

Serviço 
4a. FLIPF- FESTA LITERÁRIA INTERNACIONAL DE PRAIA DO FORTE
A partir desta quinta-feira (4/5) e até domingo (7/5), na Praia do Forte (BA). Ingresso gratuito.
Classificação Indicativa: Livre

Notícias pelo celular


Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.



Dê a sua opinião


O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação