luto

Velório de Rita Lee é marcado por emoção entre fãs e artistas

Na entrada do velório, as mais de 50 coroas de flores contrariavam um dos pedidos de Rita, que exigiu que não houvessem flores

Luíza Grecco Altoé*
Maria Luiza Castro*
postado em 11/05/2023 06:00 / atualizado em 11/05/2023 13:09
 (crédito:  AFP)
(crédito: AFP)

No teto do Planetário do Parque Ibirapuera, em São Paulo, eram projetadas imagens do céu do dia em que Rita Lee nasceu. No centro do espaço, o corpo da Rainha do Rock era velado por familiares, amigos e fãs. O velório ocorreu, ontem, justamente no local frequentado pela artista desde a infância. Sob uma chuva fraca do lado de fora, fãs organizados em longas filas, formadas desde às 5h da manhã — horário em que o corpo da artista chegou ao local — cantavam sucessos, como Lança perfume e Ovelha negra, enquanto aguardavam pela abertura da cerimônia ao público, que se estendeu das 10h às 17h.

Em conversa breve com a imprensa, o filho do meio de Rita, João Lee, expressou o amor pela mãe ao defini-la como heroína da vida, “pela simplicidade, dignidade e honestidade que ela vivia no dia a dia. A sensibilidade de lidar, de entender as pessoas. A forma que ela tinha de se comunicar com o público, com o mundo. Uma pessoa muito única, muito única mesmo”, disse ele, emocionado.

Na entrada do velório, as mais de 50 coroas de flores contrariavam um dos pedidos de Rita, que exigiu que não houvessem flores. As roupas na cor púrpura — inclusive as meias — que ela usou e a substituição de velas por luzes de led, foram pedidos da artista acatados para a cerimônia.

Na despedida, compareceram o apresentador e amigo Serginho Groisman, o comentarista esportivo Walter Casagrande, os jornalistas Pedro Bial e Otávio Mesquita, as cantoras Marina Lima e Paula Lima, além de Rita Cadillac, Xuxa Meneghel, Antônio Petvoc, Supla, Daniella Cicarelli, Dado Dolabella, Wanessa Camargo e a dupla Ana Vitória, entre outros.

O corpo da eterna Ovelha negra foi encaminhado para um crematório, após a segunda cerimônia, restrita aos familiares e amigos, que iniciou às 17h. A escolha do Parque Ibirapuera para sediar o velório, se deve ao carinho da cantora pelo local, apelidado por ela de “Floresta encantada”.

Repercussão

A morte de Rita Lee teve grande repercussão nas redes sociais. Além de artistas e celebridades, a mídia internacional relembrou a importância da cantora para a música e para a história do Brasil, assim como os  grandes momentos da carreira da cantora. Em seu perfil do Instagram, Caetano Veloso publicou um vídeo falando sobre a genialidade da artista e como ela era uma criadora de primeira. O baiano destacou ainda as músicas Mamãe Natureza e Agora só falta você, como os dois mais belos rocks do Brasil. Gil também voltas às redes para homenagear a amiga. "Comadre Rita, Anibal, Caprichosa, capricorniana, amiga… Descansa, minha irmã. Amo você. Um abraço fraterno da família Gil nos meninos Roberto, Beto, João e Antônio, nos familiares e amigos e nós fãs, assim como eu.”

Também nas redes sociais, os fãs ressaltaram a importância da artista para movimentos como o Tropicalismo e o feminismo. Em uma época onde liberdade de expressão, direitos iguais e sexo eram ainda um tabu, Rita escreveu e cantou diversas músicas sobre os temas, e quem acompanhava a cantora fez questão de relembrá-los nas redes sociais. Entre as músicas celebradas estavam Banho de espuma, que originalmente era para se chamar “Afrodite”; e As duas faces de Eva, que falava sobre menstruação, e também foi censurada.

Rita Lee também ganha homenagem em Brasília

No show que faz na sexta-feira, às 20h30, no Espaço Cultural do Choro, a cantora Eliza Borges incluiu no repertório Agora só falta você, um dos clássicos do legado da eterna Rainha do Rock. A inclusão da canção no repertório já estava definida, e, agora, pelas circunstâncias, tornou-se emblemática.

Eliza revelou ao algo que parece premonitório. "Eu estava ensaiando, e o momento em que cantava Agora só falta você, coincidiu com o horário em que a Rita morreu, embora a família dela só tenha anunciado o óbito na terça-feira. Agora, mais do que nunca, é necessário reverenciar a artista que sempre foi referência para mim".

*Estagiárias sob supervisão de José Carlos

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • João Lee se emocionou durante o velório da mãe: "Uma pessoa muito única"
    João Lee se emocionou durante o velório da mãe: "Uma pessoa muito única" Foto: ESTADÃO CONTEÚDO
  • Fãs começaram a chegar ao velório por volta das 5h para a despedida da Rainha do Rock
    Fãs começaram a chegar ao velório por volta das 5h para a despedida da Rainha do Rock Foto: Fotos: AFP
  • No Planetário do Ibirapuera, 
Xuxa consolava parentes de Rita
    No Planetário do Ibirapuera, Xuxa consolava parentes de Rita Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
  • Fã presta homenagem à cantora que marcou gerações
    Fã presta homenagem à cantora que marcou gerações Foto: AFP
  •  Crédito: Reprodução. Vitrola de vinil retrô com fones de ouvido isolados
    Crédito: Reprodução. Vitrola de vinil retrô com fones de ouvido isolados Foto: Reprodução
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação