gastronomia

Projeto realiza oficinas de gastronomia voltadas para cultura

O projeto ' Gastronomia no ritmo das linguagens culturais' leva a brasilidade para os pratos inspirados em todas as regiões do país

Daniel Lustosa*
postado em 12/05/2023 17:41
 (crédito: Reprodução)
(crédito: Reprodução)

Há quem enxergue a gastronomia não apenas como profissão da área de alimentação. O projeto Gastronomia no ritmo das linguagens culturais entende que a culinária pode se relacionar com a música, a literatura, o cinema e outras formas de arte, e, pensando nisso, o evento proporciona oficinas gastronômicas no restaurante A Banka, na quadra 10 do Cruzeiro Velho, às 16h e deve ser realizado nos próximos sábados.

A chef Natália Sávio é a responsável pelos menus, que são baseados em peças culturais das cinco regiões do Brasil. Para cada um dos cardápios, há a releitura de alguma representação artística do local. “As regiões possuem alimentos muito diversos e ricos, com ingredientes próprios, sazonais, e que moldam a cultura daquela região”, diz Natália.

As oficinas tiveram início em 23 de abril e hoje, o poema Todas as vidas, de Cora Coralina, é o mote do cardápio. Ele serve de base para o menu doce de compotas, e, no próximo fim de semana, a cultura nordestina, personificada nas músicas de Alceu Valença, será o tema da vez.

Produtor cultural e idealizador do projeto junto com a chef Natália Sávio, Andrey do Amaral afirma que o projeto é inovador por condensar diversos elementos culturais das regiões. “Nós iremos trazer artistas da literatura, da arte e da música para comentarem tanto das suas produções, quanto dos pratos desenvolvidos”, conta Andrey.

De acordo com a organização, as pessoas podem experimentar gratuitamente os quitutes e recebem a receita com o modo de preparo para replicarem os pratos em casa. As oficinas contam com intérprete de Libras (Linguagens de Sinais) e audiodescrição nas apresentações.

Esse projeto conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (FAC), do Governo do Distrito Federal e convidou artistas como Cristina Moisés, Kekeu Aragão e Ana Maria Freitas Coelho, que citam as iguarias em suas obras.


Serviço

Neste sábado (13/5), no restaurante A Banka, na quadra 10 do Cruzeiro Velho, a partir das 16h. Entrada gratuita. Mais informações no e-mail gastronomiacomocultura@gmail.com

*Estagiário sob supervisão de Nahima Maciel

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação